BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Número de cartões SUS em Natal é quase o dobro da população, aponta secretária

Análise da pasta revela discrepância entre o número de registros e a quantidade de habitantes, com moradores de cidades vizinhas usando serviços de saúde na Capital
Luana Costa
05/12/2024 | 05:02

Após análise realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), foi constatado que a capital possui mais cartões de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do que a quantidade de habitantes. No total, o município possui 1.342.006 registros ativos no Cartão Nacional de Saúde, segundo dados da Base de Dados do SUS consultados em 22 de maio de 2023. No entanto, a população oficial de Natal é de aproximadamente 751,3 mil habitantes, segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatístico (IBGE).

Ao AGORA RN, a SMS-Natal informou que o motivo para o número de cartões ser quase duas vezes maior que a população se dá porque é comum que moradores de cidades vizinhas façam os cartões para receber atendimento em Natal.

Questionada sobre as consequências para o atendimento à população local quando há uma diferença entre a quantidade de cartões do SUS e a população e de um possível plano para revisar ou atualizar os cadastros ativos, a SMS não respondeu até o fechamento desta matéria.

Durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Natal, na última segunda-feira 2, para falar sobre a superlotação do Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, o vereador Preto Aquino (Podemos) questionou sobre a discrepância entre o número de registros de cartões SUS e a população real de Natal.

“Como é que, de acordo com o índice do IBGE, a população 700 mil, mais de 700 mil, e o número dos cartões de saúde, vereadores, é 1,4 milhão. É uma coisa que não faz sentido, não faz sentido algum”, disse.

SESAP. Em resposta ao vereador Preto Aquino, a secretaria adjunta de Saúde (Sesap) Leidiane Queiroz explicou que o SUS é universal e não faz distinção entre cidadãos de diferentes municípios. Ou seja, qualquer pessoa, seja de Natal ou de outra cidade, tem direito a atendimento de saúde no município. Ela explicou que, quando pacientes de outras cidades são atendidos em Natal, existe um processo de compensação financeira.

“O que pode haver sempre é uma compensação por isso. Por quê? Quando a gente tem a média e a alta complexidade, por exemplo, é a partir dos serviços que são prestados e contabilizados aí por Natal, que atendem quem vem de Parnamirim, quem vem de Natal, dentro do município, o que é executado é cofinanciado, tanto pelo nacional, como pelo estadual, quanto pelo ente municipal”.

Cartão do SUS / Foto: divulgação
Cartão do SUS / Foto: divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS
PM prende dupla por tráfico de drogas na comunidade Novo Horizonte, Zona Oeste de Natal
Na abordagem foi encontrado com eles cerca de 550g de maconha, quatro aparelhos de telefone celular, material para acondicionamento das drogas e certa quantia em dinheiro fracionado
20/01/2025 às 09:22
CPRE captura foragido da justiça na zona Oeste de Natal
Ação se deu durante patrulhamento tático com abordagens na zona Oeste de Natal
19/01/2025 às 17:20
Catador encontra feto no lixo em Parnamirim
Conforme informações da Polícia Militar, o feto tinha entre sete e nove meses de gestação
19/01/2025 às 16:04
PM detém falso policial com arma de fogo na Zona Norte de Natal
Acusado afirmou ser policial penal e apresentou uma identidade funcional de agente penitenciário
19/01/2025 às 15:20
Guarda Municipal apreende adolescente suspeito de atos infracionais em unidade de acolhimento em Natal
Jovem é acusado de tentativa de homicídio, ameaça e dano ao patrimônio público
19/01/2025 às 14:07
Casal de idosos é agredido durante assalto na própria casa na Zona Norte de Natal
Suspeito ainda não foi identificado e segue foragido
19/01/2025 às 10:06
“Segunda de Vagabundo” é reconhecida como patrimônio imaterial de Natal
Lei nº 7.815 foi publicada através do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira 17
18/01/2025 às 15:47
1°BPM prende dupla após assalto a ônibus na Cidade Alta
Trabalhador relatou ter sido vítima de um roubo enquanto dirigia o ônibus da linha B
18/01/2025 às 14:57
Lixo, buracos e fiscalização insuficiente prejudicam obra na praia de Ponta Negra
Turistas e moradores falam sobre velhos problemas da orla, enquanto a gestão municipal realiza a engorda de Ponta Negra
18/01/2025 às 05:21
SEMPLA propõe parceria com IFRN para modernizar gestão pública em Natal
Proposta de parceria da SEMPLA está fundamentada em legislações específicas que regulam a cessão do SUAP para outros entes públicos
17/01/2025 às 15:18