Em sua segunda edição o programa “Direto ao Ponto”, da TV Câmara, teve como entrevistado o juiz nomeado do Tribunal Regional Eleitoral, Verlano de Queiroz Medeiros, que falou sobre os desafios do cargo e as novas regras da próxima eleição.
Verlano de Medeiros foi nomeado juiz do TRE no último dia 17 de julho e deve assumir o cargo nesta quinta-feira 26. Advogado da área de direito eleitoral há 15 anos, o futuro juiz disse que está muito feliz por assumir o cargo e que exercerá a função com muito zelo.

O advogado também falou sobre a grande novidade dessas eleições, a Lei da Ficha Limpa. “A Lei da Ficha Limpa é uma evolução e foi fruto do clamor popular, será o foco desta eleição e também um desafio, pois nenhum dos integrantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral é que dará o fecho de cada decisão até que se firme um posicionamento”, disse.
O juiz nomeado também apontou os principais desafios do TRE. “Serão muitos desafios. O maior deles será o de aplicar a justiça com equidade. Temos também que aproximar a classe a qual pertenço (advogados) do tribunal. Poucos profissionais advogam na área de direito eleitoral. Temos que criar um elo entre o advogado e o TRE”, sugere.
Verlano também falou dos recentes posicionamentos da justiça eleitoral sobre propaganda irregular nesse período de eleições como nos casos dos candidatos Rogério Marinho e do Fernando Mineiro e disse que considera a legislação eleitoral muito rígida. “A justiça eleitoral brasileira é uma das mais modernas do mundo, mas também é muito rígida, principalmente em relação à propaganda. Mas o caso da proibição de fazer campanha em praça pública é vetado, pela justiça eleitoral, e as praças são bens públicos”, explicou.
O juiz nomeado também explicou como conseguiu a indicação para o cargo. “A minha indicação teve a ajuda da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte. Meu nome foi aprovado por toda a bancada, com exceção da deputada Fátima Bezerra. Tive o apoio de várias entidades sérias do nosso estado e da governadora Rosalba Ciarlini. Eu sou apolítico, mas como o cargo é por indicação, busquei o apoio de todos os políticos e não foi de partido A ou B. Mas garanto que isso não vai influenciar nenhuma decisão minha, pois a função de juiz exige independência”, garantiu.
O “Direto ao Ponto” vai ao ar todas as segundas-feiras, das 20h às 21h, na TV Câmara, canal 37 da TV Cabo Natal.