A Prefeitura do Natal aposta na combinação de tradição e inovação para a decoração natalina de 2024. O projeto, liderado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), trouxe novidades com a árvore de 110 metros de altura e iluminação RGB endereçável no Polo Mirassol, além de uma economia de 30% no orçamento em comparação ao ano passado.
“O município tem investido algo em torno de R$ 7,7 milhões na decoração natalina em 2024, um valor mais de 30% abaixo do que foi investido outrora, mas mantendo o mesmo padrão, quiçá melhor”, destacou o secretário Adson Soares.
Entre os destaques da decoração, a árvore de Mirassol recebeu uma iluminação LED com tecnologia RGB, permitindo projeções em várias cores e formas. “Esse ano, orgulhosamente, somos e possuímos a maior árvore digital do país”, afirmou ele, em entrevista ao Jornal 91, da 91 FM, nesta quinta-feira 5.
O espaço conta ainda com um túnel luminoso de 25 metros, food trucks, praça de alimentação e atrações musicais. A Casinha do Papai Noel, criada em parceria com a Coca-Cola, também é um atrativo. “Estamos recebendo diariamente bastante elogios pelo trabalho que tem sido feito na casinha do Papai Noel”, complementou.
O projeto se estende por toda a cidade. Em Ponta Negra, a decoração inclui um trenó 3D acessível para cadeirantes e o chamado “céu iluminado”, com luzes cobrindo a rua Praia de Ponta Negra. “Por onde passamos, só recebemos elogios. Os turistas estão aprovando as novidades”, comentou Adson.
No Centro Histórico, locais como a Praça Cívica, a Igreja do Galo e o Palácio Felipe Camarão ganharam uma decoração que resgata a memória cultural da cidade. “Natal simboliza cultura, tradição, e não poderíamos nos furtar a iluminar prédios tão importantes”.
A Zona Norte de Natal também recebeu atenção especial, com iluminação no Parque Jesiel Figueiredo, Avenida Itapetinga e a tradicional árvore do Panatis. “Infelizmente, alguns veículos tentam criar uma realidade de discriminação que não existe. A Zona Norte merece e está tendo uma decoração natalina à altura”, enfatizou.
A programação natalina segue até 6 de janeiro, com atividades a partir das 18h. “Estamos levando o espírito do Natal para todas as zonas da cidade, mostrando que é possível inovar, incluir e economizar ao mesmo tempo”, concluiu Adson Soares.