BUSCAR
BUSCAR

Nilda, Kátia, Salatiel e Wolney lideram corrida eleitoral em Parnamirim, aponta pesquisa

Ex-vereadora lidera em Parnamirim, seguida de vice-prefeita, apresentador e presidente da Câmara Municipal
Redação
13/07/2023 | 07:53

Nova pesquisa de intenção de votos aponta liderança da ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade) na corrida pré-eleitoral pela Prefeitura de Parnamirim, cidade da Grande Natal com 252 mil habitantes.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Exatus, a pedido do AGORA RN, Nilda tem 27,94% da preferência do eleitorado, contra 15,15% da atual vice-prefeita, Kátia Pires (União Brasil), e 11,01% do apresentador e ex-vereador de Natal Salatiel de Souza (União Brasil).

Professora Nilda (Solidariedade), Kátia Pires (União Brasil), Apresentador Salatiel de Souza e Wolney França (PSC) lideram em Parnamirim. Foto: Reprodução
Professora Nilda (Solidariedade), Kátia Pires (União Brasil), Apresentador Salatiel de Souza e Wolney França (PSC) lideram em Parnamirim. Foto: Reprodução

Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com nomes de possíveis candidatos e é solicitada que ele escolha uma opção.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC), vem logo em seguida, com 8,56%, à frente do também vereador Gabriel César (PL), que soma 7,9%. O vereador Irani Guedes (Republicanos) é o 6º colocado, com 4,52%. O ex-deputado estadual Marciano Júnior (sem partido) tem 1,98% e o vereador Vavá Azevedo (PP) soma 1,69%.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, e o ex-vereador Manuel Diniz têm menos de 1%, cada.

Ainda segundo a pesquisa, 9,03% pretendem votar em branco ou nulo ou não têm interesse por nenhum dos pré-candidatos. Já 10,16% não sabem ou não quiseram responder.

Parnamirim: Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado pode responder qualquer nome, o cenário é muito mais equilibrado. Professora Nilda lidera, com 4,7%, mas é seguida de perto por Kátia Pires, com 2,07%, e Salatiel de Souza, com 1,51%.

Na sequência, Wolney França tem 1,22%, e Irani Guedes, 1,03%. Outros nomes foram citados, mas tiveram menos de 1%. Ainda segundo a pesquisa, 85,61% não sabem ou não quiseram responder. E 1,69% apontam que pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

Parnamirim: Rejeição

A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos pré-candidatos. De acordo com o levantamento EXATUS, Salatiel de Souza é o mais rejeitado – 14,02% disseram que não votam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparece Kátia Pires, com 10,82%. Na sequência, estão: Vavá Azevedo (5,74%), Professora Nilda (4,8%), Wolney França e Irani Guedes (3,86% cada), Gabriel César (2,07%), Homero Grec (1,98%), Marciano Júnior (1,88%), Manuel Diniz (1,69%) e Rogério Santiago (1,41%).

12,04% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos. Já 35,84% não sabem ou não quiseram responder.

Avaliação das gestões de Taveira, Fátima e Lula em Parnamirim

A pesquisa também pediu aos entrevistados uma avaliação das gestões do prefeito Rosano Taveira (Republicanos), da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre Taveira, 49,86% dizem desaprovar a atual gestão. Outros 38,66% aprovam. E 11,48% não sabem ou não quiseram responder.

Em relação a Fátima, 58,14% desaprovam o governo estadual e 28,32% aprovam. Outros 13,55% não sabem ou não quiseram responder.

Quanto a Lula, 66,23% aprovam a administração. 25,59% desaprovam. E 8,18% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa Exatus entrevistou 1.063 pessoas entre 11 e 12 de julho em Parnamirim. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Nilda, Kátia, Salatiel e Wolney lideram corrida eleitoral em Parnamirim. Foto: Reprodução
Nilda, Kátia, Salatiel e Wolney lideram corrida eleitoral em Parnamirim. Foto: Reprodução