A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) aguarda a chegada de 13 novos pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus (AM). O desembarque deve acontecer ainda nesta segunda-feira 25.
O Ministério da Saúde contactou as equipes da SMS solicitando apoio para acolhimento e tratamento em leitos do Hospital de Campanha de Natal. A aeronave decolou às 16h de Parintins-AM e tem previsão de chegada às 20h25 na Base Aérea de Natal.
Os pacientes estão sendo transferidos do Amazonas para outros estados porque Manaus e adjacências enfrentam uma crise no abastecimento de oxigênio hospitalar há quase duas semanas. O caso vai ser investigado pelo Ministério Público.
O Samu Natal será responsável pela transferência dos indivíduos até a unidade hospitalar do município junto com a STTU, a Polícia Militar, o Samu RN e ambulâncias da Maternidade Januário Cicco e do Hospital Onofre Lopes.
“O povo de Natal estende sua mão amiga para ajudar a salvar as vidas dos nossos irmãos do Amazonas. No Hospital de Campanha de Natal eles terão toda assistência necessária: oxigênio, medicamentos, respiradores e toda a terapêutica apropriada para que suas vidas possam ser salvas”, afirma o prefeito Álvaro Dias.
O secretário municipal de Saúde, George Antunes, ressalta o apoio da Prefeitura no acolhimentos aos pacientes amazonenses.
“Vale ressaltar que dos 16 pacientes que recebemos anteriormente, quatro já receberam alta, estamos oficializando a informação junto ao Ministério da Saúde para a volta deles ao Amazonas”, destaca.
A SMS Natal vai disponibilizar oito viaturas do SAMU Natal, sendo duas ambulâncias básicas, três ambulâncias de suporte avançado e três veículos do transporte sanitário.
No total, mais oito ambulâncias de órgãos e instituições parceiras também participam da operação, totalizando uma frota de 16 veículos apropriados para realizar a transferência com segurança e de forma apropriada.
Pacientes de Manaus internados em Natal
Com a vinda dos novos pacientes, chega a 41 o número de pessoas com Covid-19 transferidas do Amazonas para o Rio Grande do Norte. Na semana passada, outros 28 já tinham sido encaminhados. A maior parte está internada no Hospital de Campanha instalado na Via Costeira.
Nesta segunda-feira 25, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) informou que três dos pacientes que estão internados naquela unidade devem ter alta nas próximas horas.
Confira a lista de pacientes internados:
Hospital de Campanha de Natal: 29
Hospital Universitário Onofre Lopes: 10
Hospital Giselda Trigueiro: 2
Total: 41