“Finalizamos a primeira etapa do Carnaval de Natal, que foi uma realidade sensacional”. A avaliação é da secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, ao fazer um balanço da programação que mobilizou os foliões nos polos oficiais da capital potiguar. Segundo ela, “o Carnaval de Natal consolidou-se em 2026 com a presença de mais de um milhão de pessoas em seus polos”, com destaque para a Avenida da Alegria, o Polo Nélio Dias e o Polo Ponta Negra.
Em entrevista ao AGORA RN, a secretária ressaltou que a festa também impactou o turismo e a economia local. “Obrigada ao turista que foi para a festa. Comemora o trade, que teve uma ocupação superior a 80%. Natal está vivendo uma grande festa com a geração de ocupação e renda, com o serviço de entrega de segurança e proteção ao folião, de qualidade e de respeito a quem vem para a capital, e principalmente ao nosso residente que comprou a ideia, aceitou e aderiu à nossa festa. Obrigado, Natal”, agradeceu. E ressaltou: “Mas a festa ainda continua”.

A programação oficial nos polos foi encerrada, mas o calendário segue com os desfiles das escolas de samba. “A partir de sexta-feira 20, começaremos o desfile das escolas de samba. O Grupo B na sexta e o Grupo A no sábado 21. No domingo, dia 22, na rota da Avenida da Alegria, teremos os rituais indígenas em comemoração ao retorno da competição desta categoria no Carnaval de 2027”, informou Iracy.
Na Redinha, a Avenida da Alegria ultrapassou meio milhão de pessoas ao longo dos quatro dias oficiais, além da prévia carnavalesca. O último dia reuniu mais de 80 mil foliões ao som de Cavaleiros do Forró, Xanddy Harmonia e Capilé. Moradores relataram organização e segurança.

“Foi muito bonito ver essas bandas passando aqui, vendo a animação do povo. Tudo muito organizado”, declarou João Francisco, morador da avenida há mais de 30 anos. A aposentada Sebastiana Matias afirmou: “Gostei muito. Me senti confortável e muito segura. Com certeza voltarei mais vezes com toda a minha família”.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, avaliou que não houve registros de ocorrências graves nos polos. “Na Avenida da Alegria e em nenhum dos outros polos tivemos registro de ocorrência grave, como roubo, tentativa de homicídio ou feminicídio. A gente considera, em razão da quantidade de público presente, um sucesso absoluto”, afirmou. A operação contou com Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de segurança privada.
No Polo Ponta Negra, a programação começou na quinta 13 e seguiu por cinco dias consecutivos na orla. Cerca de 70 mil pessoas acompanharam a última noite, com shows de Sueldo Soares, Raça Negra, Carlinhos Brown e Mari Fernandez. “Tivemos uma ocupação muito expressiva da orla, com participação de moradores, turistas e artistas locais. A proposta foi garantir uma programação aberta, organizada e acessível, valorizando a cultura e permitindo que as pessoas vivenciassem o Carnaval em um espaço simbólico da cidade”, disse Iracy.
Já no Polo Nélio Dias, mais de 60 mil pessoas participaram do encerramento, que contou com apresentações de Aduilio Mendes, Mari Fernandez, Michele Andrade e JN Explode. Ao longo dos quatro dias, 16 bandas passaram pelo espaço. “Eu acho que o Carnaval de Natal está consolidado como um grande evento. O Polo Nélio Dias se consolidou, assim como o da Redinha e de Ponta Negra”, afirmou a secretária de Cultura.

A mobilidade foi reforçada com seis linhas especiais do programa Transporte Folião, totalizando 572 viagens. A novidade foi o Expresso Nélio Dias, que conectou a Avenida da Alegria ao ginásio a cada 15 minutos e transportou 3.081 passageiros nos três primeiros dias. A STTU também cadastrou 859 moradores com veículos em áreas restritas.
Blocos da Redinha marcam Quarta-feira de Cinzas
A programação na Redinha foi encerrada simbolicamente nesta Quarta de Cinzas com os tradicionais Bloco dos Garis, que chegou à 21ª edição, e Baiacu na Vara, que homenageou o ex-deputado e produtor cultural Cláudio Porpino com um boneco gigante. Os blocos se encontraram durante o percurso.
Também desfilou o bloco Os Cão na terça-feira, mantendo a tradição da lama do mangue. Fundado em 1964, o bloco Os Cão é reconhecido como patrimônio imaterial e cultural de Natal desde 2021. Centenas de foliões se reuniram no manguezal próximo à Ponte Newton Navarro, onde se lambuzaram de lama.

Destaque para as Kengas
O tradicional Bloco das Kengas voltou a ocupar o Centro Histórico de Natal no domingo 15, reafirmando sua presença na programação carnavalesca após mais de quatro décadas de história. Criado em 1983, na Rua Felipe Camarão, o desfile teve concentração no Bardallo’s Comida & Arte, ao som da Orquestra do Papão, e seguiu até a Praça Sete de Setembro, em frente à Pinacoteca do Estado.
Com o tema em homenagem às Divas, a edição de 2026 também celebrou os 43 anos do Baile das Kengas, reunindo cerca de 5 mil pessoas. A programação contou com a participação do Rei Momo Ottis Ferreira e da Rainha do Carnaval, Lorena Bulhões, além do show da rapper Karol Conká, madrinha nacional da edição. Houve ainda o concurso que elegeu Ellen Kimberly, de Macaíba, como a Kenga 2026 da Grande Natal.
Paulinho projeta Natal entre os grandes carnavais do Brasil em até três anos
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), avaliou de forma positiva o desempenho do Carnaval 2026 na capital potiguar e atribuiu o resultado ao planejamento estratégico da gestão municipal. Segundo ele, o evento já apresenta sinais de consolidação e deve projetar a cidade entre os principais destinos carnavalescos do País nos próximos anos.
De acordo com o prefeito, a estratégia segue a mesma lógica aplicada ao São João, que já apresentou crescimento nos últimos anos. Ele afirmou que a intenção é consolidar definitivamente o evento no calendário turístico nacional.
Paulinho projetou que o crescimento será gradual, mas consistente. “Daqui a dois, três anos, Natal será um dos grandes carnavais do Brasil. Nós estamos crescendo aos poucos”, afirmou.

Entre os indicadores apontados por ele, está a permanência dos moradores na cidade durante o período festivo. Segundo o prefeito, houve mudança no comportamento tradicional, quando parte da população costumava viajar para outros polos carnavalescos. “A população de Natal já ficou em Natal. Você nota isso no trânsito da nossa cidade, que antigamente parecia um cemitério, hoje não”, comentou.
“As pessoas estão ficando e o turismo está começando a vir. Isso é muito bom para a economia da cidade e para o turismo. Natal é uma cidade eminentemente turística. Então, é muito bom para a economia. Nós estamos no caminho certo”, avaliou.
O Carnaval de Natal 2026 teve patrocínio de Esportes da Sorte.