BUSCAR
BUSCAR
Até o momento
Natal chega a 20% de sua população vacinável imunizada com duas doses contra a covid-19
Foram aplicadas 564.813 doses. Deste universo, 152.253 pessoas já completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única
Redação
27/07/2021 | 09:08

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Natal segue avançando em ritmo superior ao da média do Estado e do país. Os últimos grupos que ganharam o direito de se imunizar foram o de pessoas sem comorbidades a partir dos 32 anos e de trabalhadores da indústria a partir de 24 anos. Até o momento, foram aplicadas 564.813 doses. Deste universo, já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou com a dose única 152.253 pessoas, atingindo quase 20% da população vacinável no município.

O índice de imunização em Natal é maior que o registrado tanto em termos estaduais, quanto nacionais. Até esta segunda-feira 26, a média do Rio Grande do Norte estava em 15,34%. No Brasil, por sua vez, 17,73% da população está totalmente imunizada com as duas doses ou com dose única. Os percentuais do Estado e do país são computados pelo consórcio de imprensa formado pelos principais veículos jornalísticos do país, incluindo os grupos Globo, Folha de São Paulo e Estadão.

“Essa é uma marca excelente e que coloca Natal em um patamar satisfatório no cenário nacional em termos de população com o esquema vacinal completo. Melhor ainda: o avanço da vacinação tem proporcionado a queda nos índices da pandemia em Natal, refletindo na diminuição do registro de óbitos, internações, ocupação de leitos e contaminações”, destaca o prefeito Álvaro Dias. Para ele, os dados demonstram a eficiência da campanha montada pela Prefeitura com a abertura de 35 salas de vacinação e dos quatro pontos que funcionam atualmente em sistema de drive-thru. “À medida que mais doses forem chegando do Ministério da Saúde, seguiremos imprimindo esse ritmo ágil e eficiente para avançar cada vez mais com a imunização da maior parte dos natalenses”, completa o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ratifica a importância da população buscar os postos em busca da complementação do esquema vacinal. Os estudos comprovam que quem tomou as vacinas da Coronavac/Butantan, Oxford/Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer só estará completamente protegido se receber as duas doses desses imunizantes. Somente a Janssen imuniza com dose única.

Quem tomou a primeira dose da Coronavac/Butantan deve receber a segunda após 28 dias. Já para a vacina da Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, a segunda dose deve ser aplicada após 85 dias. Quem recebeu um desses dois imunizantes e está no período indicado, já pode se dirigir a um dos pontos de vacinação montados pela Prefeitura em Natal. Em relação ao imunizante da Pfizer, a orientação do Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada após três meses da aplicação da primeira. Ainda não houve o repasse por parte do Governo Federal de nenhum lote da Pfizer para a aplicação da segunda dose.

“Fazemos o apelo, principalmente, para quem tomou a vacina da Oxford, que busque um dos pontos de vacinação. De acordo com nossos dados, temos 3.195 natalenses com a D2 do imunizante em atraso. Ou seja, já passaram os 85 dias preconizados e não foram até os nossos postos. Além disso, nos próximos sete dias, esse prazo vai vencer para 9.317 pessoas. Portanto, para que esse universo da população completamente vacinada avance ainda mais, precisamos da colaboração de todos. Pedimos a todos que fiquem atentos às informações do seu cartão de vacinação e se vacinem”, conclama o titular da SMS, George Antunes.

Durante a semana, estão à disposição da população, funcionando das 08 às 16 horas, quatro pontos no sistema drive-thru (Palácio dos Esportes, Shopping Via Direta, Sesi e Ginásio Nélio Dias) e, das 08 às 15 horas, 35 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde das quatro regiões da cidade. Nos finais de semana, a população pode se vacinar nos drives também das 08 às 16 horas (à exceção do Sesi, que não funciona aos domingos).

Todas as informações a respeito da campanha de vacinação contra a covid-19 em Natal estão disponíveis no www.vacina.natal.rn.gov.br. Por meio da plataforma, o cidadão verifica em tempo real, por exemplo, os tamanhos das filas nos drives, os públicos que estão sendo atendidos e os documentos que precisam apresentar no momento da vacinação. Além disso, o portal conta com o Vacinômetro, trazendo o número de pessoas vacinadas até o momento, bem como o total de alimentos arrecadados pela campanha Vacina Solidária. Há ainda uma calculadora virtual para as pessoas calcularem o tempo correto para tomar a segunda dose relativa ao tipo de imunizante que tomou.

Mais de 53% dos natalenses receberam ao menos uma dose da vacina

Com a campanha de vacinação empreendida pela Prefeitura contra a Covid-19 avançando, Natal atingiu a marca de mais de 564 mil doses aplicadas. Isso representa que mais de 53% da população elegível para se vacinar já tomou ao menos uma dose de um dos imunizantes ministrados. Entre sexta passada (23) e o último domingo (25), foram 14.478 doses aplicadas, sendo 8.025 na sexta, 4.461 no sábado e 1.992 no domingo.

Inserida na faixa etária atendida atualmente, Patrícia Barbosa, 32 anos, buscou a Unidade de Saúde da Família do Gramoré logo nas primeiras horas da manhã de ontem. Ela não escondeu o nervosismo, mas a alegria e o alívio com o recebimento da vacina superaram qualquer tipo de receio. “Estou muito feliz. Trabalho no setor hoteleiro e estamos muitos expostos em nossa atividade. Receber a primeira dose já me deixa mais aliviada. Foi tudo muito tranquilo e rápido aqui na USF Gramoré. A equipe é maravilhosa e o atendimento é de qualidade. Agora é seguir reforçando os cuidados até receber a segunda dose”, contou ela. que recebeu a vacina Butantan/Coronavac.

A mesma emoção foi compartilhada pelo tatuador Israel Nascimento, 35. Ele não havia se vacinado ainda, pois estava resolvendo questões burocráticas no trabalho, mas assim que solucionou tudo foi até o Palácio dos Esportes e se vacinou no ponto destinado aos pedestres com a vacina da Oxford/Astrazeneca/Fiocruz. “Passou um pouco da minha faixa etária, porém o importante é estar aqui. Hoje é um dia muito especial e agora é continuar com todos os cuidados, usando máscara, álcool, evitando aglomerações até ficar completamente imunizado”, disse.

“Graças ao empenho, trabalho, planejamento e organização, a nossa campanha de vacinação contra a Covid-19 tem obtido resultados bastante expressivos. Estamos, passo a passo, caminhando para vencermos essa pandemia. Mesmo com o avanço da vacinação impactando positivamente na diminuição dos leitos ocupados, infecções e óbitos, precisamos ficar alertas e manter todas as precauções, até que a maior parte da população esteja imunizada. A Prefeitura de Natal vai continuar oferecendo toda essa estrutura para vacinar o quanto antes mais natalenses”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha
Proporção de pessoas que se sentem muito inseguras ao escurecer cresceu em cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada há seis meses atrás
28/03/2024 às 21:15
Concurso da Petrobras tem 161.460 inscrições. Veja demanda por vaga
A banca Cebraspe divulgou a demanda por vaga do Concurso da Petrobras, que ofertou 6.412 vagas
26/03/2024 às 19:09
Burger King dará sanduíche grátis para calvos “drive-thru”; veja como participar
Rede de fast food dará um Whopper de presente para quem comprovar tipo específico de calvície
26/03/2024 às 18:59
Homem que assediou mulher em elevador é denunciado por importunação sexual
Após a divulgação do caso, outras duas mulheres fizeram denúncia contra Israel Leal Bandeira Neto
25/03/2024 às 14:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.