BUSCAR
BUSCAR
Política

Moraes defende cassação a candidatos que usarem IA para espalhar fakes

Redação
05/12/2023 | 08:08

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, defendeu nesta segunda-feira 4 a cassação e inelegibilidade de políticos que utilizarem a inteligência artificial de forma fraudulenta para impactar o resultado das eleições.

Moraes afirmou que, para combater a utilização de inteligência artificial, não bastam a prevenção e a regulamentação prévia.

Alexandre de Moraes, relator do caso, no STF. Foto: Gustavo Moreno/STF
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes - Foto: Alejandro Zambrana / TSE

“Há a necessidade de sanções severas, para que aqueles que se utilizam da inteligência artificial para desvirtuar a vontade do eleitor e atingir o poder, ganhar as eleições, saibam que, se utilizarem disso e for comprovado, o registro será cassado, o mandato será cassado e que ficarão inelegíveis”, afirmou o ministro.

“O combate à inteligência artificial necessita, de forma clara: aquele que utilizou inteligência para desinformar o eleitor, só há uma sanção: cassação do registro, se eleito, cassação do mandato, inelegível. Senão, o crime vai compensar”, completou.

O ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal, afirmou que é preciso garantir uma punição exemplar porque quem atingir o poder “não vai se preocupar em pagar uma multa”.

Moraes participou do painel “IA e desafios à democracia no Brasil”, que abriu o evento “Inteligência Artificial, Desinformação e Democracia”. O encontro é promovido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV (FGV EMCI), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a FGV Conhecimento.

Segundo o presidente do TSE, o uso da inteligência artificial é uma grande preocupação depois que a Justiça Eleitoral conseguiu combater mais efetivamente a utilização de informações falsas nas disputas.

“A agressão é muito grande, com utilização da IA, pode mudar o resultado eleitoral. Pode desvirtuar o resultado em eleições polarizadas. O que devemos fazer? Devemos avançar em dois pontos. O primeiro é a regulação das redes sociais. Venho debatendo isso há muito tempo, insistindo nisso”, argumentou o ministro.

“Não podemos definir o que são notícias fraudulentas. A ideia seria um único artigo: o que não pode no mundo real não pode no virtual. As mesmas responsabilidades que as empresas de mídia têm as bigs techs também devem ter. […] A medida que monetizam e ganham dinheiro civil e penalmente devem ser responsabilizadas para que realizem o autocontrole”, completou.

O ministro disse ainda que a utilização maléfica dessas ferramentas tem sempre a mesma causa e finalidade que é “atacar a democracia, corroer os pilares das democracias ocidentais para manutenção ou conquista do poder de regimes autoritários ou de extrema direita”.

Percentual de famílias divididas em Natal cai pelo 7º mês consecutivo
Inadimplência registra queda expressiva, com menor índice do ano em lares sem condições de pagar dívidas
24/01/2025 às 05:51
RN monta estande na maior feira de turismo do mundo, em Madri
Estado investe em divulgação internacional e atrai visitantes para suas belezas naturais
24/01/2025 às 05:50
Paulinho ‘mergulha’ após tomar posse e começa a gestão sem marca própria
Com medidas protocolares, novo prefeito de Natal ainda não apresentou sequer planejamento para áreas críticas
24/01/2025 às 05:42
Fiart 2025 celebra 30 anos com mais de 240 artesãos e atrações culturais
Feira Internacional de Artesanato do RN reúne o melhor da cultura popular e movimenta a economia criativa
24/01/2025 às 05:32
Prefeitura do Natal debate possíveis PPPs com Fecomércio
Secretário Arthur Dutra e presidente Marcelo Queiroz discutem projetos estratégicos como a concessão da Redinha e revitalizações em Ponta Negra e Ribeira
24/01/2025 às 05:24
Prefeito de Caicó anuncia instalação de centro de distribuição da Rede Seridó no Distrito Industrial
Projeto anunciado pelo prefeito Dr. Tadeu deve gerar empregos e fortalecer a economia local, com apoio de vereadores e empresários
24/01/2025 às 05:11
‘Estou pronto para contribuir’, diz Jean sobre ser candidato pelo PT
Ex-senador criticou modelo político que favorece personalidades em detrimento de equipes, e citou como exemplo o fato de que muitos eleitores transitam entre posições ideologicamente opostas
24/01/2025 às 05:06
Sikêra Jr é condenado a pagar R$ 100 mil a Globo por ‘incitar ódio’ contra emissora
Caso foi julgado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas em segunda instância e cabe recurso
23/01/2025 às 18:59
Oscar 2025: imprensa internacional repercute indicações do Brasil
Filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" recebeu 3 indicações, inclusive de Melhor Atriz para Fernanda Torres
23/01/2025 às 18:31
Homens cresceram mais rápido que as mulheres no último século, diz estudo
Pesquisa internacional mostra que homens têm crescido em altura e peso mais do que duas vezes a taxa das mulheres, fenômeno atribuído à seleção sexual
23/01/2025 às 18:15