BUSCAR
BUSCAR
Geral

Ministro garante nomeação de nome do MST para o Incra no RN

Informação é do MST potiguar, que acampou em frente à Governadoria nos últimos dias
Redação
09/03/2023 | 01:28

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participaram, na última terça-feira 7, de uma reunião com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Para reivindicar pautas, um grupo de representantes acampou em frente à Governadoria nos últimos dois dias.

Eles cobram, entre outras pautas, a nomeação do novo superintendente do Incra no Estado, órgão que faz a reforma agrária. Antes de deixar Natal, o ministro se reuniu com representantes do movimento a portas fechadas. Através das redes sociais, o MST potiguar informou que o ministro garantiu a nomeação em breve do nome indicado pelo movimento, Lucenilson Ângelo, para assumir a superintendência do Incra.

pagina 7 1
Movimento fez parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra; grupo cobrou pautas consideradas urgentes - Foto: Daniel Guimarães/ Agora RN

Ao AGORA RN, Jailma Lopes, do Coletivo Nacional de Juventude do MST, disse que “o Incra estava aparelhado com o bolsonarismo, e estava funcionando muito mais para atrapalhar nossos territórios”. Cerca de 250 militantes do MST no RN montaram acampamento em frente à sede da Governadoria do Estado, em ação que fez parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra.

Jailma falou que o movimento aconteceu em todo o País. “Essa Jornada tem objetivo de negociar a pauta das mulheres, que vem sendo suprimida desde o último governo federal”, pontuou. Ela disse que o movimento apresentou outras demandas para Fátima Bezerra e Paulo Teixeira. “Uma é a retomada dos processos, que foram paralisados, de emissão de posse por falta de parecer técnico, por inércia do Incra nos últimos anos”.

Segundo Jailma, também foi pautado a cobrança por agilidade acerca da situação de acampamentos no RN. “Temos acampamentos antigos, de 18 anos, e as famílias aguardam uma decisão. Cobramos também celeridade com relação aos perímetros irrigados, que são ocupações que reivindicam essas áreas”.

“Com o Governo do Estado, nós construímos uma agenda junto às secretarias, e Fátima Bezerra nomeou o secretário adjunto da Casa Civil para fazer essa mediação com as secretarias. Nos próximos 15 dias, teremos uma nova audiência com a governadora para ver o que avançou ou não. O diálogo está fluindo”, apontou Jailma.

Mesmo com a saída do governo Bolsonaro e com a nova gestão Lula, a agenda nacional de mobilizações do MST seguirá durante todo o ano, conforme informou Jailma Lopes. “Para que a pauta das famílias sem terra seja implementada”, frisou ela.

Durante a visita a Natal, o ministro Paulo Teixeira disse que o governo Lula vai proteger a propriedade privada, mas ele faz uma ressalva. “Nós respeitamos a Constituição Federal. O que diz a Constituição? Ela protege a propriedade privada. Mas exige o cumprimento da função social da propriedade. Vamos proteger a propriedade, mas exigir o exercício da função social”.

Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12
Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira
Até o dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões
27/05/2024 às 16:07
Nível do Guaíba em Porto Alegre volta a ficar abaixo dos 4 metros
Defesa Civil municipal alerta para risco de mais chuvas
27/05/2024 às 15:23
Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje
Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos
27/05/2024 às 13:27
Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras
Ela assumiu logo após ser eleita pelo Conselho de Administração
24/05/2024 às 12:12