O Memorial do Legislativo Potiguar foi inaugurado na tarde desta terça-feira 10. O espaço, localizado na histórica residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra, na avenida Câmara Cascudo, bairro da Ribeira, foi restaurado para preservar a memória política do Rio Grande do Norte.
Com um acervo rico e estudado por 14 anos, o memorial conta a história do poder legislativo, com exposições sobre a importância do voto, divisão dos poderes, uma sala destinada as principais personalidades políticas e outra para o protagonismo feminino na política potiguar.
Na inauguração, o diretor-geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros falou sobre a importância da inauguração do memorial nos dias atuais. “Nesse memorial do Poder Legislativo, que a gente abre as portas da sociedade natalense, é a mostra, é a fotografia daqueles que deram a sua vida para o Estado. Então, o que nós fizemos foi olhar o passado, carimbar o passado e dignificar o passado. Não o passado só longínquo, mas o passado de ontem”.
Para o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a criação do memorial não buscou só a restauração da arquitetura, mas a preservação da memória da democracia.
“Este espaço não é apenas um edifício restaurado, é um símbolo do compromisso com a preservação da nossa cultura, da nossa identidade, da nossa democracia. O Memorial Legislativo Potiguar tem uma nobre missão, conservar, preservar e promover a (1:12) rica história do nosso Parlamento. Essa iniciativa da Assembleia Legislativa vai além da recuperação de um prédio histórico”, afirmou.
O Memorial do Legislativo Potiguar está aberto para visitações de segunda à sexta, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.