O secretário municipal de Gestão de Projetos Especiais Alexandre Duarte afirmou que, após a requalificação da orla da Zona Leste de Natal, a responsabilidade pela manutenção dos banheiros será dos trabalhadores dos quiosques. Em entrevista nesta segunda-feira 18 ao Jornal 91, da 91 FM, o gestor falou sobre o novo projeto para a orla urbana e revelou que comerciantes dos quiosques deverão cuidar dos banheiros da orla.
“É uma obra que vai repaginar. É uma adequação viária com novos equipamentos, na área de esportes e lazer. Vamos construir novos quiosques, porque os que existem hoje já não oferecem um padrão de higiene adequado. Vamos começar na Nilo Peçanha, nas proximidades do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), passando pela Getúlio Vargas, descendo pela Ladeira do Sol e chegando à Praia dos Artistas, Meio e Forte. Trabalhando a parte viária, de ciclovias e calçadas”, explicou.
No último sábado 16, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) assinou a ordem de serviço para as obras de melhorias, orçadas em R$ 39,8 milhões e que preveem intervenções viárias a partir da Avenida Nilo Peçanha, passando pela Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Café Filho. A revitalização urbanística da Avenida Café Filho vai contar com novos quiosques, banheiros públicos, calçadão moderno e acessível, área para a prática de corrida e caminhada, ciclovia, nova iluminação, equipamentos públicos de lazer e convivência, área para a prática de esportes de areia e a construção do Largo do Sol Nascente para eventos, um campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva.
Outra novidade é o skate park, que será construído nas imediações da Praia do Forte, já próximo à Ponte Newton Navarro, com a finalidade de agregar skatistas locais e competições. A previsão é que a obra de revitalização da orla urbana se inicie nos próximos quinze dias. Neste primeiro momento, o trânsito não será modificado e, em breve, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) apresentará as intervenções necessárias no entorno da obra.
O secretário Alexandre Duarte reconhece a manutenção regular da orla em comparação a outras capitais nordestinas. “Realmente o natalense tem a sensação de que está atrás das outras capitais do Nordeste. Desde o início, o Álvaro Dias lançou um desafio para equipe técnica da prefeitura para fazer essa repaginação. Então produzimos três projetos distintos, mas que somam e fazem um todo. Temos a obra do litoral Norte, representado pela Redinha, litoral Sul, por Ponta Negra, e Leste, representado pelas praias do Meio, Forte e Artistas”.
Banheiros serão responsabilidade de comerciantes
Alexandre Duarte disse ainda que, após a requalificação, os comerciantes que tiverem permissão para trabalhar nos quiosques da orla da Zona Leste da capital potiguar serão os responsáveis pela manutenção dos banheiros do local.
“Os banheiros sempre foram um questionamento forte, infelizmente há atos de vandalismo. Dessa vez, a solução é de que os banheiros serão repassados às pessoas que vão tomar conta dos quiosques. Caso eles não consigam fazer essa manutenção, eles automaticamente irão perder o benefício de ocupar os quiosques”, frisou o secretário.
Ele apontou ainda que o uso dos banheiros deverá ser gratuito ao público de banhistas. “A parte da manutenção será por parte dos quiosques através da concessão”, complementou.
25 de Dezembro
A gestão municipal também promove uma requalificação viária e urbanística da Av. 25 de Dezembro, nas proximidades da orla da Zona Leste. “Os serviços incluem reforma das calçadas, embutimento da rede de telecomunicações, iluminação, arborização e recapeamento das vias, além de novos espaços para estacionamento”, apontou o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Filho, em declaração recente ao AGORA RN.