BUSCAR
BUSCAR
Internacional

Maior iceberg do mundo se solta e pode ameaçar vida selvagem da Antártida

Essa é a primeira vez em três décadas que o icerberg gigante de 4 mil km quadrados se move, desde que se desprendeu da plataforma de gelo Filchner-Ronne
CNN Brasil
25/11/2023 | 15:30

O maior iceberg do mundo está em movimento pela primeira vez em mais de três décadas, disseram cientistas na sexta-feira 24.

Com quase 4 mil km quadrados, o iceberg antártico chamado A23a tem aproximadamente três vezes o tamanho da cidade de Nova York.

Imagem de satélite do maior iceberg do mundo, chamado A23a, visto na Antártida. Foto: REUTERS
Imagem de satélite do maior iceberg do mundo, chamado A23a, visto na Antártida. Foto: REUTERS

Desde que se desprendeu da plataforma de gelo Filchner-Ronne, na Antártica ocidental, em 1986, o iceberg – que já abrigou uma estação de pesquisa soviética – ficou em grande parte encalhado depois que sua base ficou presa no fundo do Mar de Weddell.

Só que ele não está mais. Imagens recentes de satélite revelam que o iceberg, que pesa quase um trilhão de toneladas métricas, está agora passando rapidamente pela ponta norte da península antártica, auxiliado por fortes ventos e correntes.

É raro ver um iceberg deste tamanho em movimento, disse Oliver Marsh, glaciologista do British Antarctic Survey, por isso os cientistas estarão observando sua trajetória de perto.

À medida que ganha força, o colossal iceberg provavelmente será lançado na Corrente Circumpolar Antártica. Isto irá afunilá-lo em direção ao Oceano Antártico por um caminho conhecido como “beco dos icebergs”, onde outros do seu tipo podem ser encontrados flutuando em águas escuras.

Por que o iceberg está solto agora ainda está para ser visto. “Com o tempo, provavelmente diminuiu um pouco e ganhou um pouco de flutuabilidade extra que lhe permitiu se levantar do fundo do oceano e ser empurrado pelas correntes oceânicas”, disse Marsh. O A23a também está entre os icebergs mais antigos do mundo.

É possível que o A23a fique novamente encalhado na ilha da Geórgia do Sul. Isso representaria um problema para a vida selvagem da Antártida. Milhões de focas, pinguins e aves marinhas se reproduzem na ilha e se alimentam nas águas circundantes. O gigante A23a poderia cortar esse acesso.

Em 2020, outro iceberg gigante, o A68, suscitou receios de que iria colidir com a ilha da Geórgia do Sul, esmagando a vida marinha no fundo do mar e cortando o acesso aos alimentos. Tal catástrofe foi finalmente evitada quando o iceberg se partiu em pedaços menores – um possível fim também para o A23a.

Mas “um iceberg desta escala tem potencial para sobreviver durante bastante tempo no Oceano Antártico, apesar de ser muito mais quente, e poderia avançar mais para norte, em direção à África do Sul, onde pode perturbar o transporte marítimo”, disse Marsh.

Evento conservador de Milei terá Bolsonaro, herdeira de Trump e Steve Bannon
Ex-presidente do Brasil deve participar do evento por videoconferência
03/12/2024 às 19:21
Presidente da Coreia do Sul anuncia revogação de lei marcial após aprovação de voto parlamentar
Yoon afirmou que convocará uma reunião de gabinete para tratar do assunto
03/12/2024 às 17:16
Derretimento total do gelo marinho no Antártico pode acontecer antes de 2030, afirma estudo
Segundo a análise, redução no aquecimento antropogênico em 1,5 °C, isso não irá impedir o derretimento no Oceano Antártico
03/12/2024 às 09:22
56 pessoas morrem após protestos em partida de futebol na Guiné
O tumuldo começou devido protestantes/torcedores irem contra as decisões do árbitro na partida
02/12/2024 às 11:48
Presidente sírio promete usar força para combater insurgentes após tomada de Aleppo
Presidente sírio reafirma compromisso em erradicar o "terrorismo" após ofensiva rebelde liderada por Hayat Tahrir al-Sham ocupar a maior parte de Aleppo
01/12/2024 às 11:17
Trump ameaça Brics com tarifas caso sigam com planos de desdolarização
Presidente eleito dos EUA exigiu que membros se comprometam a não criar nova moeda ou apoiar substituta ao dólar, sob pena de sofrerem tarifas de 100%
30/11/2024 às 16:21
Maduro promulga lei que pune com 30 anos de prisão aqueles que apoiam sanções contra a Venezuela
A nova lei foi aprovada nesta quinta, em meio ao aumento das tensões sobre a reeleição de Maduro para um terceiro mandato consecutivo
30/11/2024 às 15:12
Gabinete de Segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com Hezbollah
Na semana passada, tanto o Hezbollah, quanto o governo libanês haviam dado sinal positivo para proposta dos EUA
26/11/2024 às 15:48
Lula parabeniza presidente eleito do Uruguai
Yamandu Orsi, da Frente Ampla, venceu o candidato Álvaro Delgado
25/11/2024 às 11:01
Zelensky diz que aguarda proposta de Trump para fim da guerra contra a Rússia
Presidente ucraniano afirmou acreditar em resolução do conflito no ano que vem
24/11/2024 às 14:10