BUSCAR
BUSCAR
Macaiba

Macaíba recebe restos mortais e mausoléu de Augusto Severo e Prefeitura entrega Solar Ferreiro Torto restaurado

o Solar Ferreiro Torto ganhou uma sala em homenagem à Augusto Severo
Redação
28/10/2023 | 09:42

Mais de 120 anos após se tornar o primeiro mártir da Aeronáutica brasileira, os restos mortais de Augusto Severo retornaram à Macaíba nesta quinta-feira 26, véspera de aniversário de 146 anos da cidade. Esse grande momento foi acompanhado de perto por representantes da Força Aérea, familiares do aeronauta, políticos, jornalistas e diversos entusiastas da história de Severo.

O cortejo saindo do Instituto Histórico e Geográfico do RN até Macaíba foi acompanhado de perto pelo prefeito Emílio Jr, pelo secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento, e pelo secretário municipal de Segurança Pública, Rondinelli Dantas. Ao chegar em Macaíba, o cortejo visitou pontos em homenagem e que fizeram parte da história de Severo, como o monumento Augusto Severo e o local onde foi a sua residência.

Prefeitura de Macaíba realizou cortejo. Foto: Divulgação
Prefeitura de Macaíba realizou cortejo. Foto: Divulgação

Ao chegar ao Solar Ferreiro Torto, local onde ficará à exposição, a urna com os restos mortais de Augusto Severo foi recebida pela Banda da Aeronáutica e pelo grupo de escoteiros Augusto Severo. No local também se encontra o mausoléu original, transportado do Rio de Janeiro à Macaíba. O evento também marcou a reabertura do Solar, após sua completa restauração.

O Prefeito Emídio Jr ressaltou a importância da chegada dos restos mortais para a cultura e o turismo de Macaíba. “Um dia que vai ficar, de fato e de direito, na história e na memória da nossa cidade. Estamos todos presenciando um marco histórico para todo o Rio Grande do Norte. É uma honra estar aqui na qualidade de macaibense e Prefeito da cidade berço de Augusto Severo. Recepcionando os restos mortais e enaltecendo a importância que esse fato traz para a nossa cultura e para o turismo de nossa cidade”, afirmou ele.

Para esse dia tão especial, o Solar Ferreiro Torto ganhou uma sala em homenagem à Augusto Severo. “Hoje o coração dos macaibenses transborda de alegria ver um dos seus filhos mais ilustres retornar ao seu lar. Ao assumir a pasta da cultura, o Prefeito Emídio Jr nos deu essa missão e hoje estamos concretizando essa missão. Eu agradeço os esforços e a dedicação de todos que trabalharam nesta missão”, declarou o secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento.

Toda a cerimônia foi acompanhada de perto pela comissão responsável pelo translado dos restos mortais, incluindo a bisneta do aeronauta, Sônia Severo. “Eu chorei, chorei por que o sentimento não tem idade. Aqui está Augusto Severo. Estou muito feliz com seu retorno. Hoje ele está de volta ao seu aconchego”, disse ela citando a música de Elba Ramalho.

Na ocasião, também foi assinado termo de fomento entre a Prefeitura de Macaíba e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo visando o estabelecimento de parceria e cooperação técnico-científica viabilizando a colaboração para a transferência de conhecimentos com o objetivo de fomentar sustentavelmente a transição energética para fontes renováveis no município de Macaíba.

Também participaram da cerimônia o procurador geral do Estado, Antenor Roberto, representando governadora Fátima Bezerra; o juiz Dr Cícero Macedo; o padre Murilo; o membro do Conselho Estadual de Cultura, Valério Mesquita; o comandante da Base Aérea de Natal, brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen; o advogado Armando Holanda e outros representantes da comissão de traslado; o presidente da Câmara de Macaíba, vereador Denilson Gadelha, diversos vereadores e secretários municipais.

Tecnologia desenvolvida no RN pode melhorar rotinas de trabalho e reduzir demandas judiciais na construção civil
Serviço criado pela startup Faceponto já rendeu premiações nacionais dentro de feiras
22/05/2024 às 08:58
América enfrenta Corinthians em SP em busca de avançar na Copa do Brasil
Time potiguar venceu dois dos últimos três compromissos e aparece no 2º lugar do Brasileirão Série D
22/05/2024 às 08:48
Investimentos em infraestrutura e pessoal reduzem criminalidade no RN
Graças a esse esforço, o Rio Grande do Norte é hoje o segundo estado do Nordeste na proporção de policiais para cada 1.000 habitantes e o oitavo no ranking nacional
22/05/2024 às 08:39
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
“Bizarrices técnicas” são usadas como argumentos para impugnar pesquisas, afirma sociólogo do RN
Daniel Menezes lembra que contestações deste tipo são motivadas por má-fé e constituem crime eleitoral, conforme nova Resolução do TSE
22/05/2024 às 07:53
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Congresso Sesc de Educação possibilita formação de qualidade para profissionais e estudantes
Com programação atual e diversificada e valores acessíveis, conferência acontece entre 3 e 4 de julho, em Natal
22/05/2024 às 07:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.