BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Liga realiza ação do Novembro Azul com exames gratuitos de rastreio do câncer de próstata

Ramylle Freitas
25/11/2023 | 05:00

Até o próximo domingo 26, o hospital da Liga Contra o Câncer estará realizando uma ação da campanha Novembro Azul com o intuito de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação acontece no terceiro piso do Shopping Midway Mall, com início às 14h e término às 20h, e contará com exames gratuitos, palestras, triagem, vacinação e momentos de lazer.

“A Liga tem uma grande preocupação com a conscientização das pessoas. E neste mês de novembro, o episódio do Novembro Azul é muito importante para promover a conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o doutor Roberto Sales, superintendente da Liga Contra o Câncer.

Ação acontece entre os dias 24 e 26 de novembro no shopping Midway, das 14h às 20h - Foto: José Aldenir / Agora RN
Ação acontece entre os dias 24 e 26 de novembro no shopping Midway, das 14h às 20h - Foto: José Aldenir / Agora RN

Durante os três dias da ação, serão disponibilizados 200 testes PSA gratuitos pelo DNA Center, vacinas contra HPV para meninos e meninas entre 9 e 14 anos, triagem, orientações e palestras sobre o câncer de próstata com profissionais da área. De acordo com Greyce Castro, gerente de Ensino na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, a expectativa de atendimento é de 200 pessoas entre sábado e domingo. “A gente tem hoje capacidade para atender 200 pessoas. 100 no sábado, 100 no domingo. Atendendo nas orientações direto com o especialista. Mas, aqui no Midway nós temos capacidade de albergar quantas vieram”, falou a gerente.

A ação está acontecendo com o apoio não só do shopping Midway, que cedeu o espaço, como também do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), Multicar, entre outros. As parcerias também colaboraram para a parte de lazer da ocasião, como a Multicar, que está distribuindo 200 vouchers para alinhamento de direção e limpeza de ar condicionado na Multicar e o projeto Sax in The House, que realizará um pocket show no sábado 25, às 18h.

“Uma ação desse tamanho precisa firmar parceria. Além do nosso time técnico, de biologistas e oncologistas que vão estar conosco, nós temos a indústria farmacêutica, a astrazeneca, temos a Ster Bom… O que a gente trouxe aqui nesse ambiente é a parte de qualidade e bem-estar também. Para que o homem possa prestar atenção no seu autocuidado. Isso então começa da parte de cuidar-se na parte preventiva, de medicina, mas também dele ter momentos de lazer.

Greyce explica que para aqueles que precisarem realizar o exame de PSA após prescrição médica, será necessário apenas pegar o voucher e se dirigir a uma das unidades do DNA Center, clínica parceira que fará os testes rápidos de PSA. “Eles vão com o voucher e todo o procedimento é feito lá, em qualquer uma das unidades do DNA Center. O voucher pega aqui com o urologista. Então, a depender da necessidade que o médico prescreve ou não. Tendo necessidade, ele já sai daqui com esse exame, com essa linha na mão, assim”, esclareceu

Importância do diagnóstico precoce

Com o diagnóstico precoce, a chance de combater o câncer é maior. Raimundo Nonato, que estava presente na ação, relatou a importância do exame de PSA em sua vida. Vítima de câncer aos 40 anos, Raimundo conta que o diagnóstico precoce fez toda a diferença em seu tratamento.

“Aos 40 anos de idade, descobri o câncer. Fui diagnosticado e submetido a cirurgia. Não fiz quimioterapia, nem radioterapia. Isso faz mais de 10 anos. E aqui eu estou, para poder incentivar as pessoas a virem fazer isso. Porque eu podia não estar nessa”, declarou Raimundo.
Segundo a assessoria da Liga Contra o Câncer, o exame de PSA que está sendo disponibilizado gratuitamente neste final de semana atualmente custa em média R$ 80,00.

Embalagem de bolo usada em bebê salvou sua vida, diz médica
Bebê estava em um estado crítico, e caso não improvisasse o capacete de oxigênio ele poderia ir a óbito
12/06/2024 às 16:48
Dólar bate R$ 5,43 após Lula criticar mercado e desgaste gerado por MP
Dólar tem maior cotação desde dezembro de 2022
12/06/2024 às 16:37
Prefeitura de Natal negocia débitos com classe artística
Ficou acertado um cronograma de pagamentos que começou este mês e segue até julho
12/06/2024 às 16:24
CCJ aprova incluir na Constituição criminalização do porte de drogas
PEC foi aprovada na Câmara por 47 votos favoráveis e 17 contrários
12/06/2024 às 16:14
Polícia Civil prende mulher condenada por tentativa de homicídio no RJ; prisão aconteceu em Campo Redondo
Prisão ocorreu em decorrência de uma sentença expedida pelo TJRJ
12/06/2024 às 15:55
Exposição “Bordados do Seridó” chega sexta-feira 14 no Partage Norte Shopping
Projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais Nº 025/2023
12/06/2024 às 15:40
“AHAYÁ DE RUA” acontece neste fim de semana no bairro de Potilândia
Capacidade do espaço é limitada, então é importante que o público chegue cedo para conferir todas as atrações
12/06/2024 às 15:28
Nova proposta do governo é rejeitada e servidores técnicos da UFRN mantêm greve
Trabalhadores rejeitaram os termos e decidiram pela manutenção do movimento paredista
12/06/2024 às 15:21
Censo da Educação do RN tem participação de quase 20 mil servidores
Primeiro censo exclusivo da Educação conta com taxa de resposta de 95%
12/06/2024 às 15:10
29ª Brasil Mostra Brasil será lançada na próxima quarta-feira em Natal
Multifeira acontecerá de 16 a 25 de agosto no Centro de Convenções
12/06/2024 às 14:56
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.