BUSCAR
BUSCAR
Opinião

João Maia com diálogo avançado para apoiar Eraldo em São Gonçalo

Confira os destaques da coluna de Saulo Spinelly publicada na edição desta sexta-feira 10 do AGORA RN
Saulo Spinelly
10/11/2023 | 04:49

Uma fonte bem posta na terra dos mártires de Cunhaú e Uruaçu informou à coluna Radar Potiguar que o deputado federal João Maia (PP) e o esforçado e bom de ação prefeito Eraldo Paiva (PT) andam conversando para convergir em 2024. João já tinha descartado apoiar seu cunhado Jaime Calado, do PSD. Com o anúncio de João Maia, que é irmão de Zenaide, esposa de Jaime, percebe- se um claro isolamento do ex- prefeito. Nesse movimento, Calado perderá um grande aliado, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o vereador Geraldo Veríssimo (MDB), que já acertou sua filiação ao PP de João Maia.

Ao podcast da jornalista Thaisa Galvão, João afirmou que seu partido teria candidato próprio em São Gonçalo. Ele disse que isso seria melhor para a legenda na cidade. Mas não fechou as portas para Eraldo. Agora, o discurso é mais pró-atual prefeito, que tentará a reeleição. “Eraldo é um candidato natural, ele é prefeito. Jaime quer voltar. Mas eu estou olhando para o partido”, disse João Maia. Eu sempre gostei de Eraldo. Ele se esforça. Eu ajudo do jeito que posso São Gonçalo, sempre ajudei […] Meu trabalho é fazer o partido crescer, então é isso que tenho que fazer”, falou o presidente do PP no RN.

João Maia deputado Federal (6)
Deputado federal João Maia, novo presidente estadual do PP - Foto: José Aldenir / Agora RN

Apoio de peso para o prefeito Eraldo, que vem fazendo um bom trabalho em São Gonçalo, não só pelo partido ou mandato federal, mas pelo rompimento do cordão umbilical familiar do grupo de Jaime. Isso mostra uma força e tanto de Eraldo e uma visão meticulosa de Maia.

Jogo empatado

O jogo nos bastidores políticos em torno da votação do ICMS continua sendo travado fortemente. O governo conseguiu uma adesão do bloco independente, que oficialmente é contra a manutenção do ICMS em 20%. O deputado Dr. Kerginaldo (PSDB) votou a favor do projeto do Governo do Estado na CCJ da Assembleia Legislativa. Fontes indicam que ele repetirá o voto em plenário. O líder do recém-criado bloco independente, Galeno Torquato (PSDB), jurava de pé junto que o grupo estava unido contra a manutenção do aumento. Juras em vão!

Minerva

Com o voto de Dr. Kerginaldo, o governo passa a somar 12 votos a favor da manutenção da alíquota do ICMS em 20%. Inclusive, o governista Hermano Morais (PV), antes contra a matéria, votou a favor na CCJ da Assembleia Legislativa. Caso haja um empate, o voto de minerva seria do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), aliado de todas as horas da governadora Fátima Bezerra e que até agora não falou um “ai” sobre essa celeuma toda. Essa é a grande pergunta: como votará Ezequiel ?

Pobre RN

A votação do aumento do ICMS virou uma acirrada discussão política entre defensores do governo Fátima Bezerra e oposição. O ringue atinge a Federação dos Municípios, com prefeitos discordando da posição da presidência da entidade, que faz a defesa do aumento do imposto, porque beneficiará os municípios. Pobre RN. A guerra política sempre virá primeiro.

Versão melhorada

A versão 2.0 do senador Styvenson Valentim (Podemos), mais polido, mais político e menos mecânico, vai celebrar cinco anos de mandato. Reunirá 140 prefeitos (essa é a conta de sua assessoria) e lideranças de todo o RN em evento marcado para o dia 27 deste mês, em Natal. Ele deve aproveitar a oportunidade e apresentar seu projeto eleitoral 2024 para Natal e o que pretende em 2026.

Casal no RN

Segundo o amigo Coronel Hélio, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) confirmaram visita ao Rio Grande do Norte nos dias 1º e 2 de dezembro. Será a primeira visita dos dois ao Estado após Bolsonaro deixar a Presidência da República. Não há programação oficial ainda, mas, conversando com Hélio, ele me disse que uma das atividades do casal Bolsonaro em Natal será a inauguração do novo diretório do PL na capital potiguar, no bairro de Lagoa Nova.

FRASE:

“Por que alguns que se dizem municipalistas até pouco tempo estavam segurando cartazes a favor das prefeituras, alegando que elas estavam vivendo momento difícil, e agora estão contra posição da Femurn que é a favor do ICMS?”

Do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, falando do movimento de parlamentares contra a manutenção da alíquota do ICMS em 20%.

Tecnologia desenvolvida no RN pode melhorar rotinas de trabalho e reduzir demandas judiciais na construção civil
Serviço criado pela startup Faceponto já rendeu premiações nacionais dentro de feiras
22/05/2024 às 08:58
América enfrenta Corinthians em SP em busca de avançar na Copa do Brasil
Time potiguar venceu dois dos últimos três compromissos e aparece no 2º lugar do Brasileirão Série D
22/05/2024 às 08:48
Investimentos em infraestrutura e pessoal reduzem criminalidade no RN
Graças a esse esforço, o Rio Grande do Norte é hoje o segundo estado do Nordeste na proporção de policiais para cada 1.000 habitantes e o oitavo no ranking nacional
22/05/2024 às 08:39
Pacientes de Natal estão há quatro meses sem receber insulina: “Descaso”
Secretaria Municipal de Saúde informou ao AGORA RN que abriu um processo emergencial para aquisição da insulina
22/05/2024 às 08:20
Saúde anuncia abertura de novos leitos na Grande Natal
Sesap convocou mais 81 profissionais para atuarem nos 48 novos leitos que serão abertos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Geral João Machado, em Natal
22/05/2024 às 08:16
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
“Bizarrices técnicas” são usadas como argumentos para impugnar pesquisas, afirma sociólogo do RN
Daniel Menezes lembra que contestações deste tipo são motivadas por má-fé e constituem crime eleitoral, conforme nova Resolução do TSE
22/05/2024 às 07:53
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Congresso Sesc de Educação possibilita formação de qualidade para profissionais e estudantes
Com programação atual e diversificada e valores acessíveis, conferência acontece entre 3 e 4 de julho, em Natal
22/05/2024 às 07:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.