BUSCAR
BUSCAR
Mutirão

INSS realiza mutirão de perícia com uso de telemedicina em quatro unidades do RN

Ação permitirá a realização de até 15 mil atendimentos em todo o Nordeste
Redação
19/04/2024 | 12:19

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social iniciam, no Rio Grande do Norte, um grande mutirão para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência, utilizando a telemedicina para realização de perícia médica. A ação inicia no dia 22 de abril e, de forma gradativa, contemplará quatro unidades do estado, são elas: Agência da Previdência Social (APS) de Macau, Pau dos Ferros, São Miguel e Parelhas que não têm esse atendimento de forma presencial. 

Ainda não há data definida para finalizar as atividades que permitirão a abertura de, aproximadamente, 15 mil vagas mensais em todo o Nordeste. O mutirão faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e acontecerá nos nove estados da região, priorizando municípios do interior, onde os segurados precisam deslocar-se vários quilômetros, até outra cidade, para realizar a perícia. O objetivo é acelerar a resposta do INSS para quem solicitou o BPC à pessoa com deficiência.

INSS Previdencia Social 1 scaled
Prédio da previdência social - Foto: José Aldenir/Agora RN

Para os requerentes, o processo é o mesmo da perícia presencial. Eles deverão comparecer à agência da Previdência Social na data e hora do seu agendamento e seguir o mesmo fluxo dentro da unidade. 

Os agendamentos poderão ser realizados pelo requerente por meio dos canais de atendimento – central telefônica 135 e o Meu INSS (app ou site).

Para o superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Figueiredo, o uso da tecnologia só traz benefícios para a missão de combater a fila do BPC no Nordeste.

“Utilizar a telemedicina traz uma perspectiva muito boa para o trabalho que já estamos realizando, com foco em diminuir a espera de muitas famílias por uma resposta para o pedido de BPC à pessoa com deficiência. Teremos um acréscimo de, aproximadamente, 15 mil vagas por mês. Além disso, esse esforço conjunto com o Ministério e a Perícia Médica Federal ampliará o número de municípios alcançados e reforça nossa preocupação com a população que, antes, precisaria deslocar-se por vários quilômetros”, concluiu.

Polícia Civil prende pai acusado de violentar a filha de quatro anos em Natal
De acordo com as investigações, o suspeito havia cometido o crime de contra sua própria filha de quatro anos. Ele foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado.
02/05/2024 às 15:43
Obra de requalificação chega a novos bairros de Natal
Obra faz parte de projeto de requalificação dos bairros históricos de Natal
02/05/2024 às 15:35
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e receptação na Zona Oeste de Natal
Homem, de 21 anos, era investigado pela prática de furto qualificado pelo emprego de chave falsa. Ele foi preso no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal.
02/05/2024 às 15:01
PM apreende bastões e bomba caseira próximo à Arena das Dunas
Na Arena das Dunas, estava marcada a partida entre América e Corinthians pela Copa do Brasil
02/05/2024 às 14:54
Câmara de Natal aprova Central de Qualidade de Vida para servidores municipais
Aprovada por unanimidade, a iniciativa promete facilitar o acesso a serviços de saúde essenciais aos funcionários públicos de Natal
02/05/2024 às 14:29
Forças de Segurança realizam operação Rio Potengi nesta quinta-feira
Operação aconteceu nas comunidades do Beira Rio, Mosquito e Passo da Pátria
02/05/2024 às 09:31
Natal inicia vacinação contra a Influenza para pessoas a partir de 6 meses
No município, até o último dia 29 de abril, 49.584 pessoas haviam recebido a dose da vacina
02/05/2024 às 09:16
Homem é preso por dirigir embriagado na zona Leste de Natal
Fiscalização aconteceu na tarde desta quarta-feira 1º
02/05/2024 às 08:47
We Love Samba festival chega a Natal neste fim de semana
Evento no Teatro Riachuelo terá 8 horas de shows com atrações nacionais e locais
02/05/2024 às 08:09
MPRN faz visita ao Walfredo Gurgel e constata que não há falta de insumos básicos
Durante a inspeção, foi constatado que o hospital estava abastecido de sabão, luvas, álcool gel, dipirona e antibióticos
02/05/2024 às 08:03
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.