BUSCAR
BUSCAR
Entretenimento
Graffiti e artes plásticas na 12ª edição do “Cultura na Cidade”
Nesta semana, o público terá acesso ao registro fotográfico das intervenções de graffiti na orla da praia de Ponta Negra
Redação
22/07/2020 | 14:03

Está no ar a 12ª edição de programação cultural da plataforma digital “Cultura na Cidade”, da Prefeitura de Natal. A cada semana os potiguares podem conferir a produção local de audiovisual, festivais, cultura popular e muito mais. Lazer de qualidade no YouTube para a quarentena dos natalenses.

Através do canal oficial, a população tem acesso aos projetos patrocinados pela Prefeitura nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e Eventos Tradicionais realizados.

Nesta semana, o público terá acesso ao registro fotográfico das intervenções de graffiti na orla da praia de Ponta Negra. Através de Seleção Pública lançada pela Secretaria de Cultura de Natal, grafiteiros potiguares deram uma nova cara aos espaços públicos e turísticos do cartão postal da cidade.

O acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão também ganha destaque nesta edição do Cultura na Cidade. O documentário sobre o artista Dimauri Lima – que produz esculturas tridimensionais em material de sucata – conta a trajetória e obra deste acariense que iniciou sua carreira como ajudante de mecânico e através da arte ganhou reconhecimento internacional. 

Um dos grandes nomes da cultura popular do RN ganha espaço de destaque na programação semanal do Cultura na Cidade. O poeta Xexéu (João Gomes Sobrinho) nasceu em 1935 e começou ainda criança a improvisar rimas e a tomar gosto pela sonoridade das palavras.

Natural de Santo Antônio, Xexéu aprendeu a declamar e cantar assistindo a outros cantadores de viola. Recebeu o diploma de declamador de cultura popular e o certificado de Mestre, considerado Patrimônio Imaterial da Cultura Popular do RN e pertencente à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel. O documentário é produto do Projeto Cordelíricas, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) da Prefeitura do Natal.

Ainda dentro da Cultura Popular, está o registro do Boi de Reis Pintadinho, apresentado em vídeo documentário gravado no Espaço Cultural Museu do Vaqueiro e produzido pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte). A religiosidade também se faz presente no vídeo “Novenário de Nossa Senhora da Conceição”. Gravado no Município de Afonso Bezerra, o registro compõe o acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

O registro fotográfico (making off) da exposição de Renato Vale também faz parte da 12ª edição do Cultura na Cidade. Renato Vale nasceu em Recife em 1958, onde estuda desenho com Francisco Neves (1978), Chalita (1979) e desenho e pintura com Fernando Lúcio (1980). A partir de 1979, passa a dedicar-se exclusivamente à atividade artística. Trata-se de um nome de destaque nas artes plásticas com extensa vida artística e prêmios em exposições nacionais e concursos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.