BUSCAR
BUSCAR
Informe Publicitário
Governo do RN realiza mais de 5 mil cirurgias em oito meses
Procedimentos foram viabilizados pelo programa Mais Cirurgias, Mais Saúde
Informe Publicitário
12/03/2022 | 09:20

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atingiu a marca de 5.800 procedimentos cirúrgicos eletivos realizados no Rio Grande do Norte em menos de um ano graças ao programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, do Governo do Estado.

Os números foram alcançados em oito meses, desde julho de 2021, com a participação de dezenove hospitais . As cirurgias eletivas – realizadas de forma agendada – estão acontecendo nos municípios de Natal, Santo Antônio, Caraúbas, Mossoró, Apodi, João Câmara, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Parnamirim, Assu, Parelhas e Santa Cruz.

Em Assu, pela primeira vez na história do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, foram realizados procedimentos eletivos ortopédicos, com mais de 260 cirurgias realizadas desde o início do programa. A unidade realizou ainda cirurgias ginecológicas, como histerectomia, vesícula e hérnia.

“Em Apodi nunca foram feitas tantas cirurgias em tão pouco tempo. Com o programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, o Governo do Estado tem contemplado as cidades vizinhas e até mais longínquas. A região ganhou muito na saúde, as equipes estão organizadas para realizar cirurgias até nos finais de semana. Acomodamos também as mães que estão parindo. Nunca tivemos um avanço dessa grandeza em toda a história. Estamos disponíveis para que avance mais. Fomos contemplados com 100 cirurgias ao mês, mas a meta é ultrapassar essa marca”, disse a diretora do Hospital Regional de Apodi, Girlene Ferreira.

O Mais Cirurgias, Mais Saúde tem como objetivo expandir os procedimentos para regiões onde a oferta não existia. Para isso, a Sesap intensificou as ações nos serviços próprios, estruturando os hospitais com mais equipamentos, insumos e equipes. A estimativa é de que o programa chegue a investir R$ 23 milhões na realização de procedimentos.

Centro obstetrico
Mais Cirurgias, Mais Saúde tem como objetivo expandir os procedimentos para regiões onde a oferta não existia – Foto: Elisa Elsie

O Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio, alcançou a marca de 587 procedimentos eletivos realizados em oito meses. “Nós fomos por um bom tempo uma unidade de referência da covid-19. Quando tivemos condições de retomar, fomos revisar os processos, montar um novo formato de trabalho para alcançar o maior número de cirurgias em um curto espaço de tempo. Encontramos aqui um centro cirúrgico fechado, que só foi reaberto com um esforço coletivo, em parceria com os municípios também. E nesse período ainda conquistamos a abertura da segunda sala de cirurgia. Assim, alcançamos essa marca iné dita para o Agreste Potiguar”, comemorou Geraldo Bezerra Neto, diretor do hospital.

TRANSPARÊNCIA. Para dar mais transparência e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Sesap está em fase de implementação do sistema Regula Cirurgias – desenvolvido por meio da Unidade de Gestão e Tecnologia da Informação (UGTSIC). Tanto o usuário conseguirá acompanhar a fila, como os municípios terão o entendimento dos níveis de prioridade dos usuários.

O processo de capacitação dos reguladores municipais já foi iniciado, divididos em turmas por regiões de saúde. A previsão de implantação é até o final do primeiro trimestre de 2022 e o sistema é totalmente auditável. O programa de cirurgias foi lançado pelo Governo e pela Sesap no fim de 2020, mas teve que ser pausado por conta do recrudescimento da pandemia no RN e foi retomado em julho de 2021.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.