BUSCAR
BUSCAR
Cidades
Fundação Dom Cabral expande atuação para o mercado empresarial do RN
Escola de negócios auxilia planejamento estratégico de empresas
Nathallya Macedo
15/02/2023 | 00:05

Instituição de educação executiva, a Fundação Dom Cabral (FDC) é sediada em Minas Gerais e possui forte presença no Sul e Sudeste. A FDC expandiu sua atuação para a região Nordeste e conta com uma sede em Fortaleza, no Ceará. Agora, a escola de negócios busca ampliar as atividades no mercado empresarial do Rio Grande do Norte.

Neste primeiro momento, a FDC traz dois serviços para o mercado potiguar: o PAEX (Parceiros para a Excelência) e o PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes). O primeiro é voltado para empresas e o segundo para indivíduos que exercem funções de liderança e gestão em empresas e que desejam elevar suas habilidades.

“Nossos programas sempre levam o nome de parceria, porque nós passamos a fazer parte do corpo da empresa, nós criamos um modelo de gestão em conjunto. Esse é nosso grande ideal quando uma empresa resolve investir em nossos produtos”, disse Weslley Carvalho, representante da FDC, em entrevista ao AGORA RN.

O PAEX articula uma rede para apoiar a profissionalização das empresas, transferindo conhecimento e promovendo maior competitividade e crescimento sustentado. As empresas parceiras têm acesso a um modelo de gestão capaz de alinhar propósito, estratégia, inovação, impacto social e resultados no curto, médio e longo prazos. “Nós fazemos o diagnóstico empresarial, ajudamos a montar um planejamento estratégico, a traçar metas, formamos colaboradores, tudo isso observando o momento em que a empresa está”, pontuou Weslley.

Para isso, os professores da FDC entram em ação. “Nossos profissionais designados passam a fazer um acompanhamento dessa empresa, identificando gargalos e produzindo soluções”, frisou .Os professores da FDC possuem pelo menos 15 anos de experiência de gestão no mercado, além de formações acadêmicas.

O PAEX está disponível para empresas com faturamento acima de R$ 7 milhões (anual). Há também outras formas de implementar o programa para empresas menores, segundo Weslley, através de um serviço personalizado, customizado de forma a atender as particularidades de cada negócio. O representante ainda destaca que as empresas atendidas pela rede da FDC podem trocar experiências. Atualmente, há cerca de 600 clientes ativos no time da Fundação, entre o Brasil, Paraguai e Portugal.

Já o PDD é um programa de formação gerencial com 96 horas voltado para executivos. O PDD traz capacitação em temas essenciais, como transformação digital, liderança, processos, inovação e intraempreendedorismo, gestão de projetos, estratégia, finanças, marketing e vendas. Em Natal, as aulas presenciais acontecem no Hotel Majestic, localizado no bairro de Ponta Negra.

“Começamos uma turma nova recentemente, com um módulo sobre gestão estratégica. O PDD oferece um domínio da área de gestão, principalmente a questão de liderança de pessoas”, afirmou Weslley. “O PDD é direcionado para prática e é baseado em resultados. O professor oferece técnicas para que sejam aplicadas já de imediato pelos líderes”.

Mais sobre a FDC

Há 55 anos, a Fundação Dom Cabral iniciou seus trabalhos em empresas de MG e aos poucos, expandiu sua atuação para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, apoiando as empresas no processo de modernização gerencial e desenvolvimento de recursos humanos, adaptando os conceitos de administração recentes à realidade brasileira da época.

Para a FDC, o contato permanente e a escuta comprometida são o alicerce da filosofia educacional da instituição, e o objetivo é manter um relacionamento com as empresas baseado no diálogo e na troca de conhecimento. Para mais informações, acesse o site www.fdc.org.brl

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.