BUSCAR
BUSCAR
Descanso
Férias na pandemia: o que fazer e quais cuidados você pode tomar
Cidades litorâneas, como Natal, costumam receber muitos turistas durante o verão. Confira algumas dicas para os dias de veraneio
Redação
24/12/2020 | 06:55

O período de férias é a temporada com maior número de turistas em cidades litorâneas, como as da região metropolitana de Natal, que aumentam de forma expressiva o contingente populacional. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a escolha do local de veraneio deve estar cercada de cuidados sanitários para evitar possíveis contágios.

Antes de sair, é necessário saber quais os destinos mais seguros, que não devem atrair tantas pessoas e estão conseguindo controlar os casos de coronavírus. Para isso, acompanhe o número de casos de Covid-19 no destino da preferência. Além disso, a viagem requer um meio de transporte seguro.

Quem viaja de carro está exposto à diversas ameaças nas estradas e rodovias. É muito importante tomar cuidado com as condições do veículo. Veja as principais dicas de segurança para viajar com o carro são fundamentais.

Dicas

Conheça o trajeto

Se você não dispor de um aparelho de rastreamento veicular poderá ter dificuldades para localizar determinados pontos turísticos que esteja procurando. A dica é utilizar os serviços de localização que além de informar o posicionamento do veículo ainda podem ajudar na previsão de tempo das viagens e indicar caminhos alternativos que reduzam tempo sem representar algum risco aos usuários.

Verifique se a manutenção do veículo está em dia

Lembre-se de fazer a manutenção periódica do veículo. Substituir as peças no tempo correto e manter os sistemas alinhados previne que o carro tenha problemas durante a utilização. Nunca pegue a estrada sem verificar as condições do freio, da água e do óleo do motor do automóvel. Os fluídos precisam estar no nível adequado. Além disso, verifique a pressão correta dos pneus.

Escolha horários alternativos para viajar

Opte por viajar junto ao nascer do sol. É o período do dia mais seguro, tranquilo e prazeroso para pegar a estrada. Você estará descansado e não correrá riscos comuns do trânsito noturno (carros escuros com faróis baixos, alta velocidade, desrespeito ao semáforo).

Leve um mapa e todos os telefones de emergência anotados

Evite sempre utilizar caminhos alternativos quando a rota principal estiver disponível, mesmo que você esteja com pressa para chegar logo ao destino da viagem.

Siga o mapa da cidade para onde está indo e nunca se esqueça de levar anotado em uma agenda os telefones úteis que são indispensáveis para qualquer tipo de passeio.

Não deixe objetos de valor expostos dentro do carro

Bolsas e notebooks sãos os itens que registram maiores índices de furto durante as férias. Para evitar esse tipo de situação, nunca deixe seu carro com as janelas abertas e cubra ao máximo os equipamentos de maior valor que não possam ser retirados do veículo.

Utilize recursos tecnológicos para monitorar seu veículo

Você pode ter que estacionar o carro em uma rua para chegar andando até um ponto turístico. Nesse caso, mesmo à distância, será possível vigiá-lo contra roubos e furtos com o recurso disponível de rastreamento de veículos. E se você estiver dirigindo e notar alguma ameaça poderá acionar uma central de atendimento que atuará junto às autoridades para garantir a sua segurança e a do seu carro.

Tome as suas próprias precauções

O uso de máscara da forma correta, assim como do álcool em gel é essencial durante as férias na pandemia. Lave as mãos sempre que possível e mantenha o distanciamento social. Também é recomendável atentar-se a áreas e objetos do alojamento em que a probabilidade de contaminação é maior.

Evite aglomerações

Dirija-se a outra praia, que tenha menos procura, ou planeje-se para chegar mais cedo ao local no dia seguinte, num horário menos movimentado. Antes de escolher o seu destino, pesquise opções que ofereçam atividades ao ar livre e a possibilidade de manter o distanciamento social. Neste momento de pandemia, é importante tomar todos os cuidados necessários e recomendados.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.