BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente
Fecomércio RN apoia iniciativa “Natal Limpa e Sustentável”
Fecomércio RN também apoia iniciativa de destinação correta de lâmpadas
Redação
25/10/2021 | 10:55

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) está apoiando iniciativas sustentáveis praticadas em Natal e em municípios no interior do estado. A primeira é o projeto Natal Limpa e Sustentável, promovido pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), com a distribuição de coletores de eletroeletrônicos.

Os coletores estão espalhados na sede da Prefeitura, na Cidade Alta; na Urbana, nas Quintas; no Parque da Cidade; e nas secretarias municipais de Administração (Semad), de Urbanismo (Semurb), da Mulher (Semul), de Serviços Urbanos (Semsur), de Habitação (Seharpe) e na Procuradoria Geral do Município (PGM); e no Partage Norte Shopping (2º Piso).

Também é possível fazer a coleta de eletroeletrônicos em domicílio com o serviço Ecozap. O serviço do Ecozap funciona para toda Natal, através de agendamento, por aplicativo de mensagens, com o cidadão enviando foto do resíduo, endereço para coleta, nome do responsável, que deverá estar no local e receber a equipe de coleta. O prazo máximo para coleta do resíduo é de até 72 horas. O Ecozap funciona no número 99966-4010, e o material coletado pode ser desde um celular antigo, impressora, até, por exemplo, um resíduo do tamanho de uma máquina de lavar, por esse motivo a importância do envio da foto.

Além disso, as secretarias do município estão recebendo Big Bags, que são sacas contentoras feitas para transportar volumes e suportam até 150 kg de papel inservível, desenvolvidas pela CoopCicla (Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal. Garrafas pets, preferencialmente higienizadas, também podem ser coletadas.

Destinação de lâmpadas – A Fecomércio RN também apoia a iniciativa de destinação de lâmpadas, que não devem ser descartadas em lixo comum. A Reciclus, empresa paulista, instalou coletores de lâmpadas em 30 pontos do Rio Grande do Norte (confira aqui https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega-lista-completa/), e deseja expandir para as cidades de Assú, Caicó, Macaíba, onde a Federação possui sindicatos filiados.

O sistema de logística reversa tem o objetivo de criar uma rede de postos de coletas, armazenamento, e transporte, garantindo a destinação final adequada das lâmpadas, além de poderem ser reaproveitadas pela indústria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.