BUSCAR
BUSCAR
2024
Exatus/Agora RN em Natal: Carlos Eduardo sobe para 32% e lidera; Natália tem 18% e candidato de Álvaro, 10%
Levantamento de junho aponta crescimento do ex-prefeito e da deputada federal na corrida rumo ao Palácio Felipe Camarão em 2024
Redação
23/06/2023 | 07:33

Nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura do Natal aponta crescimento do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) na corrida pelo Palácio Felipe Camarão em 2024.

De acordo com pesquisa do Instituto Exatus realizada a pedido do Agora RN, de maio para junho Carlos Eduardo saiu de 29% para 32% da preferência do eleitorado, e é líder isolado.

Na 2ª colocação, continua a deputada federal Natália Bonavides (PT), mas com melhor desempenho: ela cresceu de 12% para 18%.

Um “candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos)” seria, segundo a pesquisa, o 3º colocado na preferência dos eleitores, com 10% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, o termo foi citado por 8%.

Em 4º, está o senador Styvenson Valentim (Podemos), que caiu de 7% para 4% das intenções de voto da última para esta pesquisa. Já em 5º lugar aparece o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), com 3%. Na última pesquisa, mês passado, ele tinha só 1%.

Todos os números são de pesquisa estimulada, quando é apresentada aos entrevistados uma lista de possíveis candidatos.

Além dos quatro já citados e do termo “candidato apoiado por Álvaro Dias”, a lista da pesquisa estimulada incluiu outros oito nomes: o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), o vereador Robério Paulino (PSOL), a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), o deputado federal General Girão (PL), o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes (União Brasil), e o vereador Ériko Jácome (MDB), presidente da Câmara Municipal de Natal. Todos tiveram menos de 3%.
Segundo a pesquisa, 11% responderam que pretendem votar branco ou nulo e 6% não sabem ou não quiseram responder.

A nova pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Para efeitos de comparação, a anterior entrevistou 1.050 pessoas em Natal entre 21 e 22 de maio. A margem de erro também era de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa da Exatus, 11% responderam que pretendem votar branco ou nulo e 6% não sabem ou não quiseram responder.
Segundo a pesquisa da Exatus, 11% responderam que pretendem votar branco ou nulo e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Confira as avaliações de Álvaro Dias, Fátima Bezerra e Lula em Natal, segundo a Exatus

A pesquisa Exatus/Agora RN também pediu aos entrevistados uma avaliação das gestões do prefeito Álvaro Dias, da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre o prefeito Álvaro Dias, 45% disseram que aprovam a gestão. Já 42% desaprovam. Outros 11% não sabem ou não quiseram responder. Na pesquisa anterior, em maio, 43% desaprovavam, 41% aprovavam e 15% não sabiam ou não queriam responder.

Com relação à governadora Fátima Bezerra, 47% responderam que desaprovam a gestão. Já 41% aprovam. Outros 10% não sabem ou não quiseram responder. Na pesquisa anterior, a desaprovação era de 49%, contra 37% de aprovação. Outros 12% não sabiam ou não quiseram responder.

Por fim, a pesquisa também mediu a avaliação de Lula. 69% dos natalenses aprovam o novo governo do presidente. 23% dizem desaprovar. E 7% não sabem ou não quiseram responder. Na última pesquisa, Lula era aprovado por 61%, com 26% de desaprovação. 11% não sabiam ou não quiseram responder.

Prefeito de Natal Álvaro Dias; pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. Foto: José Aldenir
Prefeito de Natal Álvaro Dias; pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou 1.023 pessoas em Natal entre os dias 20 e 21 de junho. Foto: José Aldenir
PSDB de Parnamirim se fortalece para as eleições municipais em outubro
Presidente da Câmara destaca unidade e estratégias para chapa de pré-candidatos
13/04/2024 às 17:13
‘Só por teimosia, Padilha vai ficar muito tempo’, diz Lula em reação a ataques de Arthur Lira
Presidente da República comparou trabalho do ministro das Relações Institucionais ao de um casamento
13/04/2024 às 08:00
Pesquisa Exatus “sinaliza mudança”, diz Nilda; Salatiel enfatiza “competitividade”
Ex-vereadora tem quase 30% na pesquisa e viu comunicador se aproximar após receber apoio do prefeito Rosano Taveira
13/04/2024 às 07:54
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.