BUSCAR
BUSCAR
Educação
Escolas municipais terão mais transparência em suas ações, em Natal
Nova legislação, apresentada por Robério Paulino, prevê ampla divulgação, no site da Secretaria Municipal de Educação (SME)
Redação
03/03/2022 | 08:19

O projeto de lei número 406/2021, batizado de “Transparência na Educação”, do vereador de Natal, professor Robério Paulino (Psol), foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e segue para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB). A nova legislação prevê ampla divulgação, no site da Secretaria Municipal de Educação (SME), informações como os cargos vagos em toda a rede municipal de ensino, número de duplas regências que ocupam as vacâncias e os concursos públicos realizados para preenchimento de novas vagas.

“Parte das vagas existentes na rede municipal de ensino são preenchidas de forma precária e emergencial através de contratos provisórios e por processos seletivos simplificados e sob a alegação de carência de docentes. Isso cria nódoas aos princípios da transparência, da eficiência e da moralidade administrativa que transformam as vagas existentes de concursados não convocados, em meros cabides de empregos. Foi essa nossa motivação para propor o projeto de lei”, argumentou o professor Robério, comemorando a aprovação.

Além destes dados, o PL prevê também os concursos públicos efetivados com o objetivo de suprir o quadro de vacância, com especificação: a) do número de concursados aprovados, convocados e que compõem o cadastro de reserva, por concurso realizado e b) do quantitativo de professores aprovados que fizeram cursos de aperfeiçoamento ou pós graduação realizados pela Secretaria Municipal de Educação ou por concurso realizado.

Segundo o professor Robério, o direito à transparência é garantido pela Constituição Federal, que assegura a visibilidade pública do quadro de carência de profissionais da rede de ensino e do processo de preenchimento de vagas. Com a aprovação, o projeto de lei seguirá para a sanção do Executivo Municipal e deve entrar em vigor no prazo de 30 dias, a partir da data de sua publicação.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.