BUSCAR
BUSCAR
Mais vacinas
Embaixador da China confirma envio ao Brasil de insumos para 16 milhões de doses de vacinas
A fabricação do imunizante está parada por falta de insumos
Com informações de Míriam Leitão – O Globo
20/05/2021 | 16:58

Governadores se reuniram hoje com o embaixador da China, Yang Wanming, que confirmou as duas remessas de IFAs em andamento destinadas ao Butantan e à Fiocruz, e que outras virão. Somadas, será algo suficiente para 16,6 milhões de doses de vacinas para os dois institutos, relatou o governador do Maranhão, Flávio Dino. A fabricação da Coronavac está parada por falta de insumos.

Duas horas depois de o governador conversar com o blog, o embaixador fez um tuíte:

“Na conversa com o Fórum dos Governadores informei a liberação dos novos lotes de IFA pra produzir no total 16. 6 milhões de doses da Coronavac e Vacina AstraZeneca, que chegarão no nos próximos dias”.

Também participaram da conversa o governador de São Paulo, João Doria, Wellington Dias, do Piauí, e Waldez Góes, do Amapá. Segundo Dino, o embaixador abriu outras possibilidades como a compra de vacinas já prontas, sendo que duas ainda estão em desenvolvimento.

-Como a gente não vê horizonte científico imediato para o fim desta pandemia, temos que olhar as opções para frente. A União Europeia já está fazendo reuniões sobre a vacinação de 2022/2023. Isso sugere, que diferentemente dos irresponsáveis do governo federal, temos que cuidar do emergencial e do futuro. A reunião foi útil para a garantia do emergencial e para o médio prazo para ampliar uma cesta de vacinas.

Para Dino, as reuniões dos governadores diretamente com o embaixador ainda são necessárias mesmo com a saída de Ernesto Araújo das Relações Exteriores, pois o presidente Bolsonaro continua ofendendo o país chinês.

– Externamos a solidariedade e desagravo diante das reiteradas ofensas ao povo chinês, para quebrar o mal-estar quando isto acontece. É uma forma de registrarmos formalmente que existe um comprometimento nosso da boa relação com a China. Talvez pela primeira vez na história a paradiplomacia está sendo tão necessária.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.