BUSCAR
BUSCAR
Política

Eleições 2024: a cada três vereadores de Natal, um avalia mudar de partido

Reportagem consultou todos os membros do Legislativo da capital potiguar; dos 29 mais Robério, apenas 12 confirmaram que vão permanecer no mesmo partido após o fechamento da janela eleitoral
Douglas Lemos
10/01/2024 | 07:54

Por mais que as eleições municipais de 2024 estejam previstas apenas para o dia 6 de outubro, o início do ano já conta com diversas movimentações. Entre uma das datas-chave, está a janela partidária, período de 30 dias em que parlamentares podem trocar de partido sem perder o mandato. E aqueles que estão de olho nas vagas da Câmara Municipal de Natal (CMN) já começaram as movimentações. O AGORA RN procurou todos os vereadores para antecipar os planos para o ano eleitoral e chegou à estatística de que um em cada três parlamentares avalia trocar de partido neste ano.


Vale ressaltar que esta janela eleitoral é quase como a janela de transferências a que jogadores e clubes de futebol estão sujeitos. Mas a dos políticos, no caso, poderá acontecer entre os dias 7 de março e 5 de abril. Ela fica aberta nos anos eleitorais e se fecha a exatos seis meses do pleito eleitoral.

pagina 5
Câmara Municipal de Natal terá verdadeira dança das cadeiras com vereadores trocando de partidos durante a janela eleitoral, que dura de março a abril - Foto: Elpídio Júnior / CMNAT


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela é válida somente em pleitos proporcionais e que estão em fim de mandato. Ou seja, a janela beneficia somente as pessoas eleitas deputada e deputado (distrital, estadual e federal) ou vereadora e vereador. Deputadas e deputados que foram eleitos em 2022, por exemplo, só poderão usufruir da regra em 2026, ano em que ocorrerá a próxima eleição geral.


Dos 29 parlamentares que ocupam cadeiras na CMN mais Robério Paulino, que está licenciado (sendo substituído por Camila Barbosa), 12 não pretendem mudar de partido, quatro já anunciaram que terão casa nova, outros 11 anunciaram que ainda não bateram o martelo mas cogitam a mudança partidária e três não deram retorno até o fechamento desta reportagem. Entre aqueles que estão com mudança confirmada, estão Kleber Fernandes, que deve sair do PSDB para ir ao Republicanos; Luciano Nascimento, que vai trocar o PTB pelo PSD; e Raniere Barbosa, que atualmente está sem partido, mas ainda analisa qual será a nova casa e Ana Paula Araújo, que muda do Solidariedade para o MDB. Ela já tinha recebido convite do vice-governador do RN e presidente do partido, Walter Alves, e vai efetivar a mudança na janela partidária.


Em relação àqueles que seguem em avaliação, mas sem martelo batido, Eriko Jácome, atual presidente da Casa, deve trocar o MDB pelo PP. Entre as maiores bancadas da Casa, o PSDB não conta com a certeza de permanência de Chagas Catarino e Aroldo Alves. Do mesmo jeito, Preto Aquino (PSD), Nivaldo Bacurau (PSB), Margarete Régia (Pros), Nina Souza (PDT) e Milklei Leite (PV) não confirmaram que mudarão, mas analisam propostas.


Entre os parlamentares do União Brasil que não garantiram permanecer no partido, estão Robson Carvalho, Felipe Alves e Camila Araújo. Em meio à apuração de diferentes reportagens, fontes confirmaram à reportagem que a vereadora Camila Araújo é cotada para ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado federal Paulinho Freire, que também pertence ao União Brasil. O que ainda não é consenso é se a chapa seria a chamada “puro-sangue” – quando candidato e vice pertencem à mesma sigla – ou se ela precisaria mudar de partido para ser a vice de Freire.


Procurados, os vereadores Hermes Câmara (PSDB), Dickson Júnior (PDT) e Peixoto (PTB) não informaram até o fechamento desta reportagem se pretendem aproveitar a janela partidária para mudar de partido.

Capturar 14

ESTES FICAM

Dos 11 parlamentares que não pretendem mudar de partido, os petistas Brisa Bracchi e Daniel Valença afirmaram que permanecem no partido, assim como Júlia Arruda (PCdoB), Camila Barbosa e Robério Paulino, estes do PSOL. No PSDB, são quatro afirmações de figuras que não farão alterações em meio à janela eleitoral: Aldo Clemente, Anderson Lopes, Heberth Sena e Klaus Araújo.


No União Brasil, apenas Tércio Tinoco afirmou que não mudará de partido. Eribaldo, filiado recentemente ao Rede, também deve permanecer no partido após o fechamento da janela. Bispo Francisco de Assis (Republicanos) afirma que continua no partido, mas que não pretende ser candidato. “Se depender de mim, não serei candidato”, informou à reportagem.

João Campos é cotado para presidir o PSB em 2025
Prefeito do Recife se prepara para assumir a presidência nacional do PSB e disputar o governo de Pernambuco em 2026
06/12/2024 às 13:22
MST intensifica pressão sobre Lula e retoma invasões de terras após o ‘Abril Vermelho’
Movimento articulou ações no Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso do Sul apenas nesta semana
06/12/2024 às 13:11
Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão
Projeto de lei segue agora para sanção presidencial
06/12/2024 às 10:16
Tomba Farias cobra união de centro-direita em torno da candidatura de Rogério Marinho
Deputado estadual disse que Rogério Marinho será candidato capaz de promover "mudanças que o RN precisa"
06/12/2024 às 10:13
Lula condecora Mujica, que considera “a pessoa mais extraordinária”
Presidente está no Uruguai para cúpula de Chefes de Estado do Mercosul
06/12/2024 às 09:02
Deputados resistem a mexer no BPC e pacote fiscal é desidratado
Parlamentares ainda não se comprometeram em aprovar o conteúdo dos projetos enviados pelo Governo Lula
06/12/2024 às 07:27
Governo Fátima mente: não herdou 4 folhas atrasadas, só 1, diz deputado de oposição
José Dias diz que Fátima recebeu mais de R$ 3 bilhões de Bolsonaro, enquanto Robinson recebeu quase nada com Dilma e Temer
06/12/2024 às 05:50
Gustavo Carvalho assume a liderança do PL na Assembleia Legislativa
Deputado José Dias será o vice-líder; Indicações foram feitas pelo presidente da legenda no RN, senador Rogério Marinho
06/12/2024 às 05:47
Vereador detona iluminação natalina de Parnamirim: “Vergonha”
Éder Queiroz aponta uso de R$ 1,5 milhão em ornamentação limitada e cobra melhorias na saúde e em outros serviços básicos
06/12/2024 às 05:46
Deputados denunciam atuação das facções em regiões turísticas do RN
Parlamentares criticam impactos da violência no turismo e na economia, com cancelamento de eventos e toques de recolher em Pipa, Maracajaú e Pureza
06/12/2024 às 05:34