BUSCAR
BUSCAR
FIERN
Diretoria da FIERN visitará novas instalações e laboratórios do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis
IES-ER tem como objetivo o aumento da eficiência dos equipamentos e a ampliação do uso de energias renováveis na matriz elétrica brasileira
Redação
05/11/2020 | 18:36

O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) receberá nesta sexta-feira 5, a Diretoria da FIERN para apresentar as novas instalações e laboratórios, com ênfase no túnel de vento, laboratórios de Tecnologias para Energia Solar, de Sustentabilidade e Compósitos.

O Diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello afirma que o Instituto dispõe de tecnologia de ponta para a da indústria de energias renováveis, destacando o RN na vanguarda dessa área em nosso país.

Referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis, com foco principal de atuação em energia eólica e solar, o ISI-ER está baseada em Natal e atua em parceria com empresas para criar soluções inovadoras no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor. O objetivo é o aumento da eficiência dos equipamentos e a ampliação do uso de energias renováveis na matriz elétrica brasileira.

Rodrigo Mello destaca que o Instituto conta com equipamentos modernos e equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas de ponta para a indústria. O ISI-ER passa, atualmente, por uma reforma e ampliação em fase de conclusão. No local, foram instalados os laboratórios de Aerodinâmica, Materiais Compósitos, Energia Solar, Energia Eólica Principais equipamentos, Túnel de vento, Máquinas de ensaios de fadiga, Cortadora por jato d’água, Sistema de medição de ruídos de aerogeradores, Sistema de afundamento de tensão de aerogeradores, Sistema de medição de cargas mecânicas, Sistema de medição de qualidade de energia.

Alguns destes laboratórios são pioneiros e de referência no país, como o de Túnel de Vento. Um túnel de vento possibilita a simulação do comportamento movimento do ar em relação a diversos tipos de estruturas — como prédios, pontes, plataformas de petróleo e aerogeradores — com o objetivo de observar o comportamento do escoamento do fluido e as aerodinâmicas envolvidas, de modo a validar os modelos de carga ou modelos fluidodinâmicos. Com esse equipamento de grande porte, o ISI-ER amplia sua estrutura de laboratórios e capacidade para prestação de serviços para o setor de Energias Renováveis.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.