BUSCAR
BUSCAR
Iniciativa

Deputado solicita construção de escola de ensino fundamental e médio para comunidade indígena

De acordo com deputado Souza, papel da educação nas comunidades indígenas é reafirmar identidades étnicas e priorizar o acesso à informação
Redação
06/11/2017 | 12:37

O deputado Souza (PHS) solicitou a construção de uma escola, ofertando o nível fundamental e médio na comunidade indígena Mendonça do Amarelão, situada no município de João Câmara e que tem aproximadamente 2 mil moradores, considerada a maior comunidade indígena do Estado.

“Atualmente, a maioria das comunidades indígenas tem um contato muito próximo com a “civilização”, por esse motivo está se tornando mais necessário que eles aprendam como funciona o mundo que está além da sua cultura, e claro, preservando suas raízes e seus costumes”, disse Souza.

Deputado Estadual Souza

De acordo com o parlamentar, o papel da educação nas comunidades indígenas é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantido aos índios e às suas comunidades, o acesso às informações. “Dessa forma, os índios deixam de ser considerados como uma categoria social em processo de extinção e passam a ser respeitados”.

Souza solicitou ainda a construção de uma sede própria para a Central do Cidadão, no mesmo município. “O prédio onde a Central do Cidadão funciona atualmente é alugado, o que demanda grande despesa para o Estado.

O parlamentar lembrou que no início de 2017, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, iniciou um projeto para reestruturação do “Programa Central do Cidadão”, o qual deveria ser estendido às demais unidades instaladas no interior, com a construções em locais próprios e reformas nos imóveis de propriedade do Estado.

“A construção de uma sede nova para a Central do Cidadão de João Câmara irá dinamizar e garantir mais conforto aos cidadãos, obedecendo um modelo de gestão que possa garantir à eficácia dos serviços prestados”, falou Souza.

PGR pede ao Supremo para manter condenações do caso Boate Kiss
Sessão do Tribunal do Júri que condenou os acusados foi anulada
02/05/2024 às 21:45
Matheus Mazzafera confirma transição de gênero e anuncia novo nome: ‘Maya’
Youtuber compartilha foto com detalhes de sua nova certidão de nascimento
02/05/2024 às 21:30
STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso
Tribunal considerou que o candidato aprovado em concurso e não nomeado deve recorrer à Justiça ainda durante a vigência do certame
02/05/2024 às 21:10
Camisa do Flamengo está entre as 20 mais valiosas do mundo, diz estudo
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG também aparecem no Top 50
02/05/2024 às 20:53
Suspeito de matar Personal Trainer é preso em Caicó
Autoridades afirmam que há evidências claras da dinâmica do crime, com imagens que mostram o suspeito chegando e saindo a pé do local
02/05/2024 às 20:27
Planalto libera R$ 4,9 bilhões em emendas em um dia e bate recorde
Com nova liberação, governo já autorizou R$ 13,8 bilhões em emendas parlamentares entre janeiro e abril deste ano
02/05/2024 às 19:55
Confira as fotos da partida entre América e Corinthians na Arena das Dunas
Jogo aconteceu na noite desta quarta-feira 1; alvinegro saiu de Natal com um gol de vantagem
02/05/2024 às 19:05
“Houve negligência”, admite secretário sobre fuga da Rogério Coutinho Madruga; vídeos
A partir da análises de imagens de câmeras de monitoramento, secretário Helton Edi afirmou que já é possível concluir que houve uma negligência, mas não descartou a possibilidade de uma ação dolosa.
02/05/2024 às 18:48
Ministério da Agricultura reconhece o RN como livre da Febre Aftosa sem vacinação
Portaria 678/2024 foi publicada no dia 30 de abril pelo órgão federal e valoriza a produção animal do RN, abrindo caminhos para novos comércios
02/05/2024 às 18:32
Pai é acusado de matar o filho após forçá-lo a fazer exercícios físicos
Vídeo mostra momento em que criança é submetido a exercícios abusivos
02/05/2024 às 18:23
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.