BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
“Crise sempre existiu, e nisso somos especialistas”, afirma publicitário potiguar
No mercado publicitário potiguar há 16 anos, fundador da Marca Propaganda analisa todos os prejuízos causados pelo coronavírus, sem perder a fé de que as grandes crises se vencem como uma boa propaganda
Redação
02/07/2020 | 00:12

O publicitário José Ivan Fernandes, fundador e presidente da Marca Propaganda, está no seleto rol daqueles cuja a criação e o duro cotidiano da vida são uma coisa só. E para o empresário promover seus produtos e serviços, o zelo pela marca – palavra que ele usou para batizar sua empresa, que completou 16 anos em abril – é fundamental.

Nesta entrevista ao Agora RN, o publicitário fala com objetividade dos reflexos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de publicidade no Rio Grande do Norte e aconselha tanto clientes como seus fornecedores a encararem de frente o problema. Afinal, como ele mesmo diz, “crise sempre existiu, somos especialistas”.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

AGORA RN – A Marca Propaganda completou 16 anos de existência em abril, em plena pandemia do coronavírus. Como o senhor encara mais esse desafio?

JOSÉ IVAN – Uma das características do negócio da comunicação, em especial a propaganda, é se reinventar a cada dia. O êxito de ontem não garante o sucesso de hoje. É com essa premissa que a Marca Propaganda vem se comportando ao longo desses 16 anos completados agora em abril. Ser pego no meio de uma pandemia, que afetou a vida no planeta, exigiu, no nosso negócio, mais que mudanças de procedimentos. Enquanto a ciência se debruça sobre como enfrentar o inimigo maior, estamos empenhados em identificar novos valores e comportamentos não só das pessoas como também das empresas. O passado é o legado. O reinventar-se fará do presente um futuro próximo.

AGORA – O mercado potiguar sempre foi tradicionalmente limitado, especialmente nos últimos anos. Que tipo de mudança isso operou no relacionamento com os clientes?

JI – Crise sempre existiu, e nisso somos especialistas. Nas crises, a propaganda é a primeira Geni, a primeira a levar as pedradas do corte de investimentos. É quando muitos baixam a guarda e abandonam seus clientes. Meses e anos de investimentos na imagem e no posicionamento da marca são jogados pelo ralo. Retomar fica mais difícil. Temos a honestidade de alertar nossos clientes sobre isso.

AGORA RN – As agências de propaganda são vitais para educar e profissionalizar o mercado. O senhor diria que esse trabalho de catequese ainda é um problema para a maioria das agências locais?

JI – Não. Penso que o trabalho de catequizar, de educar o mercado, falhou e ainda vem falhando. O advento das mídias digitais é um exemplo, dada às suas facilidades. De maneira que muitos se atreveram ao “faça você mesmo” ou “feito em casa”. O prejuízo para essas empresas é imensurável. Faltou dizer até à exaustão: comunicação é ciência. É feita por profissionais.

AGORA – Quais foram as maiores mudanças do mercado publicitário nesses últimos 16 anos de vida da Marca Propaganda?

JI – Foram muitas as mudanças nesses 16 anos da Marca Propaganda. Algumas merecem ser pontuadas: a chegada das grandes redes, as mudanças tecnológicas, a entrada da segunda geração nas empresas e a mudança no comportamento dos hábitos de consumidor.

AGORA – Como o senhor encara os maiores desafios do setor no pós-pandemia?

JI – O pós-pandemia já está valendo agora: menos ostentação e mais compaixão para com o outro. Estamos ainda aprendendo e revendo nossos conceitos, pois o fim da pandemia ainda não conhecemos.

AGORA – Qual a mensagem o senhor daria ao mercado publicitário potiguar, em poucas palavras?

JI – Primeiro, é necessário entender que a pandemia nos fez acordar para a vida em comunidade. Todos estão conectados. Setores público e privado e o cidadão. É importante que as empresas compreendam e se atentem para a importância do seu papel social.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.