BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão
Capital potiguar têm programações pagas e gratuitas para curtir os dias de janeiro
Luana Costa
29/12/2023 | 09:19

Com a chegada das férias, o que mais se busca são lugares para se divertir e aproveitar o tempo livre com a família e amigos. Em Natal, a diversão é garantida para todos os gostos, em lugares fechados ou ao ar livre, que oferecem uma variedade de opções para aproveitar o lazer nos pontos turísticos da cidade, repletos de histórias e programações. Para um roteiro turístico interessante, o AGORA RN separou uma lista com lugares para conhecer e curtir durante o verão. A maior parte deles já abre para visitação a partir de 2 de janeiro, exceto o Museu Câmara Cascudo. Confira:

Museu da Rampa

Museu da Rampa 343
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

Local para deixar registrada a memória de um período importante para a história da capital e do estado do Rio Grande do Norte, o Museu da Rampa é um dos mais novos pontos turísticos de Natal. Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2023, o complexo está aberto ao público de terça-feira à domingo. Aberto das 10h às 16h para visitação e com entrada gratuita, o lugar tem vista privilegiada para o pôr do sol mais bonito da cidade que cai sobre as águas do Rio Potengi, perto da Ponte Newton Navarro. Localizado às margens do rio, onde pousavam os hidroaviões na época da guerra, o Complexo Cultural Rampa foi restaurado, equipado e, após ganhar novos espaços, foi aberto para contar, através de três exposições, a importância de Natal no início da aviação e da participação da cidade na Segunda Guerra Mundial, quando a capital sediou a maior base aérea americana fora.

Centro de Turismo

Centro de Turismo Natal RN 66
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

No coração da cidade do Natal está o Centro de Turismo, um espaço cultural e de artesanato que carrega muitos anos de história. O prédio já serviu como casa de praia, asilo, orfanato de meninas e casa de detenção, mas há 46 anos se tornou o primeiro local da cidade a oferecer serviços e produtos regionais, em maioria produzidos no RN. Atualmente, o prédio conta com 38 lojas de artesanato distribuídas em boxes, galeria de arte, teatro, pátio, restaurante, entre outros espaços. Dentro dos boxes, é possível encontrar vendedores com variedades de produtos regionais. O local fica aberto todos os dias e tem entrada gratuita.

Forte dos Reis Magos

Fortaleza dos Reis Magos Forte 15 1
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

Para aqueles que gostam de programação ao ar livre, o Forte dos Reis Magos é o lugar ideal para passar o tempo. O marco histórico da cidade de Natal teve sua reabertura no dia 25 de dezembro de 2021 após passar por reforma e é um ótimo espaço para conhecer o início da história e do desenvolvimento da capital. No Forte, também é possível tirar ótimas fotos com vista privilegiada para a praia e para a ponte Newton Navarro. O monumento está localizado na Avenida Presidente Café Filho, na Praia do Meio, com horário de funcionamento das 8h às 16h e tem entrada gratuita.

Museu Câmara Cascudo

museu camara cascudo
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

O Museu Câmara Cascudo é um tesouro cultural que homenageia o renomado folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo. Inaugurado em 1969, o museu é uma verdadeira viagem no tempo, oferecendo aos visitantes uma imersão nas riquezas da cultura nordestina. Suas exposições abrangem desde peças arqueológicas e etnográficas até manifestações folclóricas, revelando a diversidade e a riqueza das tradições do Rio Grande do Norte. O local se encontrará fechado na primeira semana de janeiro, mas será reaberto no dia 9 do mesmo mês. Além disso, tem entrada gratuita e é aberto de Terça-feira à sábado, exceto feriados.

Teatro Alberto Maranhão

Teatro Alberto Maranhao TAM 12
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

O Teatro Alberto Maranhão (TAM), situado na Ribeira, celebrou dois anos no fim de 2023 desde a reinauguração oficial, após um período de quase sete anos fechado para reforma. Considerado como um ícone local, o teatro recebeu mais de 400 espetáculos após a reabertura. O local histórico é aberto das 8h às 17h de segunda-feira à sexta -feira para visitação, de forma gratuita, com agendamento prévio para grupos acima de 10 pessoas. Para assistir aos espetáculos, é preciso conferir a agenda mensal no Instagram @teatroalbertomaranhao.oficial. A bilheteria tem funcionamento de segunda à sexta, das 14h às 18h.

Pinacoteca

Pinacoteca 2
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

Após um hiato de quase quatro anos, o prédio de arquitetura neoclássica da Pinacoteca potiguar foi reaberto em dezembro de 2021. O espaço reúne a mais relevante produção potiguar de artes plásticas em acervo próprio do Governo do Estado, além de abrigar exposições de novos artistas locais. O local é aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, e tem entrada gratuita. Localizado na Praça Sete de Setembro, na Cidade Alta, em Natal, o prédio de 150 anos é composto por 580 obras, a Pinacoteca traça uma panorâmica da pintura no Rio Grande do Norte com nomes como Thomé, Newton Navarro, Tarsila do Amaral e Dorian Gray, incluindo exemplares de Alfredo Volpi, Cícero Dias, Fayga Ostrower, Maria do Santíssimo, Moura Rabello e Hostílio Dantas. A escultura do Budha de Laos, feita no século XII em chumbo e banhada a ouro, é uma das peças mais célebres do acervo.

Bosque das Mangueiras

bosque das mangueiras joana lima
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

O Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, foi reaberto ao público em março de 2023 após obras de requalificação arquitetônica e urbanística. O Bosque das Mangueiras é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal e ocupa 14.125 m². Localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo. Pertencente ao Bioma Mata Atlântica, conforme classificação do Manual Técnico da Vegetação Brasileira (IBGE, 2012), o local dispõe de passeios acessíveis que conduzem o visitante a diferentes zonas de uso. O bosque é aberto para a população de segunda à sábado, das 5h às 22h, e aos domingos das 5h às 18h. A entrada é gratuita.

Parque das Dunas e Cidade da Criança

Cidade da Crianca 2
Conheça pontos turísticos de Natal para visitar durante as férias de verão

Os passeios em família ficam mais divertidos durante uma visita à Cidade da Criança e ao Parque das Dunas. Os dois locais oferecem espaços para reunir os amigos e família e fazer um ótimo piquenique, além de espaço para caminhar, correr e fazer exercícios em contato direto com a natureza. Na Cidade da Criança, as crianças podem desfrutar dos brinquedos e dos pedalinhos. No Parque das Dunas, as trilhas são uma das atividades do local, além de outros tipos de programações exclusivas. A Cidade da Criança tem horário de funcionamento das 8h às 17h, com entrada simbólica no valor de R$ 2. Já o Parque das Dunas fica aberto das 8h às 17h30, com entrada simbólica de R$1.

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.