A Avenida Felizardo Moura está em obras para modernização desde setembro de 2022. A via, que dá acesso à Ponte de Igapó, passa por um serviço de drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, com o objetivo de garantir mais fluidez no trânsito. Desde o início do serviço, a circulação de carros não autorizados tem gerado congestionamento do trânsito na avenida em todos os horários de pico.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) montou um esquema de interdição para o tráfego na região. Para saída da Zona Norte em direção ao Centro, o horário de bloqueio é das 5h às 17h30. Já o bloqueio de acesso à avenida Felizardo Moura, no sentido Centro/Zona Norte, acontece das 5h às 19h30, de segunda a sexta-feira, e no sábado o bloqueio inicia às 5h30 e segue até às 15h30.
Ônibus, veículos de serviço, táxis e carros autorizados podem passar pela via. Recentemente, a STTU iniciou o credenciamento de motoristas por aplicativo. Porém, os engarrafamentos de longa duração geram atrasos aos usuários do transporte público. À reportagem, uma passageira que preferiu não se identificar disse que já se atrasou duas horas para o emprego em Ponta Negra. Ela crê que os patrões não entendem o motivo. “Dizem para sair mais cedo, mas mesmo que eu saia mais cedo, pego engarrafamento na ponte”.
Além disso, os usuários do transporte público enfrentam veículos lotados em todos os horários de pico. Relatos de pessoas que passam mal dentro dos ônibus já são frequentes.
Na manhã desta quinta-feira 9, o repórter fotográfico do AGORA RN José Aldenir registrou imagens que comprovam a longa distância do congestionamento próximo ao viaduto e ao hospital Hapvida, na Zona Norte de Natal. Segundo a STTU, agentes de mobilidade atuam no local disciplinando o trânsito. De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, “quem tem adesivo tem acesso, e ele é exclusivamente para pessoas que trabalham na Felizardo Moura ou para quem mora nesse local”.