BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Com estreia de Titina Medeiros na direção, ‘Candeia’ faz temporada no Rio de Janeiro
Encenada ao ar livre, produção potiguar idealizada pela atriz Nara Kelly Medeiros coloca o público em cena numa vivência
Eliade Pimentel
05/04/2022 | 09:45

Atriz com mais de 20 anos de carreira, a acariense Titina Medeiros assina a direção do espetáculo Candeia, encenado pelo Grupo Estação de Teatro, de Natal (RN), que estreou temporada no dia 31 de março no Sesc Tijuca, na capital carioca, com apresentações de quinta a domingo, até 1º de maio. Encenado ao ar livre, Candeia é uma experiência teatral em que o público se torna coadjuvante da peça, estrelada por Ananda K, Manu Azevedo, Múcia Teixeira e Nara Kelly.

“Nunca pensei em dirigir e muito menos que minha primeira direção faria uma temporada de um mês no eixo Rio-São Paulo”, afirmou Titina, no dia da estreia. Idealizada para ser encenada em um cenário natural, o palco da temporada corresponde às expectativas da equipe, formada quase que exclusivamente por mulheres. A ideia de reunir quatro personagens e envolver o público com suas curas, encantarias e benzimentos parte do conceito de “fugir um pouco da necessidade de conflito que normalmente se espera do teatro”, explica a diretora.

Candeia começou como uma contação de histórias inspiradas nos livros de Clarice Pinkola Estès e acabou revelando o universo de quatro senhoras brasileiras, tão reais e, ao mesmo tempo, míticas. “A peça foi concebida para ser encenada em um terreiro, em meio às árvores, e estamos exatamente onde sonhamos estar, no Pátio das Acácias do Sesc Tijuca”, disse a atriz Múcia Teixeira. Ela conta que o mais empolgante da temporada não é o local em si, berço do teatro brasileiro. “E sim como o espetáculo toca as pessoas. Ao final, estamos completamente familiarizadas com o público”, resume.

Em cena, quatro velhas senhoras recebem a plateia para um chá aromático e muita conversa em seu quintal. São benzedeiras, irmãs e amigas que adoram uma prosa, uma troca de receitas e histórias. “De longe, é possível sentir o cheiro das ervas frescas, do incenso, do café coado, do bolo de vó e do escalda pés, que convidam os presentes a conectarem com suas memórias mais singelas, num mergulho interno. Uma experiência teatral única e acolhedora”, disse a atriz Nara Kelly, que idealizou a narrativa. A temporada está sendo viabilizada pelo edital Sesc/RJ/Pulsar.

A dramaturgia é assinada por Cléo Araújo. Integram a equipe a preparadora corporal Giovanna Araújo, a coordenadora de produção Talita Yohana, a designer e videomaker Rita Machado, a produtora local Ártemis, o diretor de arte João Marcelino, o técnico e assistente de produção Janielson Silva, A atriz Ananda K é responsável também pelas músicas e pela preparação vocal. A divulgação é por conta de Catharina Rocha e as fotos de Bruno Martins.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.