No centro de Natal, a Cidade Alta está em processo de resgate de movimento nos comércios com a abertura de duas novas lojas na avenida Rio Branco, uma das principais do bairro. O AGORA RN foi até as ruas da Cidade Alta para ouvir as expectativas de comerciantes e trabalhadores do local, que já têm esperanças para uma melhora nas vendas.
Adriana Silva é funcionária de uma loja de variedades e afirma que a movimentação de pessoas no local tem crescido nos últimos meses, mas que aumentou ainda mais na última semana. “Eu lembro no ano passado, que quando a gente via, a cidade não tinha muita movimentação”, contou.
A lojista disse que foi com a inauguração do novo comércio na avenida Rio Branco que o bairro teve um crescimento no fluxo de pessoas e revelou que tem esperanças para a recuperação do movimento. “Teve muito [aumento de pessoas], são mais de 100 que passam por aqui [pela loja]”, completou.
O comerciante Cristian Santana lembra que há cerca de dois meses a Cidade Alta enfrentou um período de baixa movimentação nas lojas, mas que essa realidade já vem sendo mudada. “Eu acho que a tendência é dar uma melhorada. Abriu uma loja e já chegou um pessoal, tem uma outra loja querendo abrir já”, narrou.
Para Cristian, um dos principais fatores que assegura o aumento na frequência de pessoas no local é a presença de policiais e viaturas em pontos estratégicos do bairro. “A Guarda Municipal está aqui. Está melhorando, durante o dia todo fica a viatura aqui, já é um sinal de segurança”, completou.
“As lojas começaram a voltar, aos poucos já estão começando a abrir. O que faz o melhor atrativo no centro da cidade são as lojas abertas. Se tem loja fechada, ninguém vai vir. A gente como comerciante tem que ter sempre positividade independente do que for. Eu já acreditava [na recuperação da Cidade Alta] e agora eu estou acreditando mais ainda”, concluiu Cristian.
O presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos, falou ao AGORA RN que a Avicen tem buscado trabalhar para aumentar ainda mais o movimento de pessoas no local. “Nosso trabalho é mostrar o que tem de bom. Nós temos esse pensamento de que, mostrando o lado positivo do que tem na Cidade Alta, nós vamos ter esse retorno e é tanto que o comércio tem aumentado tanto no faturamento quanto no movimento, isso aí é notório para todos”, disse.
Para ele, o que marca os dias atuais na Cidade Alta é a esperança de que a movimentação vai ser ainda mais desenvolvida até o final do ano e que o bairro possa superar junto os desafios de se reerguer. “A gente teve as calçadas da Rio Branco revitalizadas, tivemos também o início da revitalização da rua João Pessoa. Nós tivemos também o recapeamento de algumas ruas, troca da iluminação, tudo isso são ferramentas e equipamentos que nós estamos trazendo de volta à Cidade Alta”, explicou.
Cidade Alta ganhará shopping no antigo prédio das Lojas Americanas
Rodrigo Vasconcelos falou ao AGORA RN , com exclusividade, que a Cidade Alta deverá ganhar um shopping até o fim deste ano. A estrutura contará com climatização, praça de alimentação e uma variedade de lojas e funcionará no antigo prédio das Lojas Americanas, na avenida Rio Branco, que faz parte do Centro Histórico de Natal.
O shopping tem previsão para ser lançado até o final deste ano e já tem um mapa da construção, de acordo com o presidente da Avicen. “Vai ser um shopping grande ali, vai ter ar-condicionado, internet, praça de alimentação. Algumas lojas já estão procurando e algumas franquias já estão procurando se instalar”, revelou.
“A gente foi buscar o proprietário do prédio com um grupo de investidores de fora, eles trocaram a ideia e vão montar realmente o shopping que vai novamente trazer movimento para aquela área”, explicou.
Agora, o clima é de esperança para a melhoria da circulação de pessoas na Cidade Alta de Natal, além do aumento de faturamento, de emprego e de renda, segundo diz Vasconcelos. Ele espera que moradores e trabalhadores do local possam acessar a estrutura diariamente. “Com certeza isso aí vai trazer muita gente e muito retorno. A gente espera que a economia realmente, a cidade alta, dê um salto e duplique, se Deus quiser, até o final do ano”, completou.