BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Caso Joice: veja quais as reações que remédio usado por deputada pode causar

A deputada pode ter caído e se ferido em decorrência de efeitos de remédio Stilnox, que tem como princípio ativo o Zolpidem. Ao iG Saúde, especialista explica quais os efeitos do medicamento
Redação
14/08/2021 | 15:35

Segundo investigações da Polícia Civil, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) sofreu uma queda e se feriu possivelmente por causa dos efeitos do medicamento Stilnox, utilizado para induzir o sono. Também conhecido como Zolpidem, nome de seu princípio ativo, o fármaco vem causando preocupação por parte daqueles pacientes que o utilizam para driblar a insônia.

Em entrevistas, Joice disse que a última lembrança que tem é de um sábado à noite quando estava em sua cama no apartamento em que vive, em Brasília, assistindo televisão, quando tomou seu “remedinho para dormir”. Assim que retomou os sentidos, a parlamentar disse ter acordado em meio a uma poça de sangue no chão de seu closet.

Joice publicou vídeo sobre episódio de violência; Styvenson respondeu. Foto: Reprodução
Deputada Joice Hasselmann - Foto: Reprodução

O medicamento é receitado no tratamento da insônia ocasional, transitória ou crônica. O indicado, segundo a bula, é tomá-lo logo antes de se deitar para dormir.

Entre os efeitos colaterais mais comuns, estão a sonolência, dor de cabeça, tontura, insônia exacerbada e amnésia anterógrada, que é o esquecimento de eventos por um determinado período de tempo. A bula cita a queda, principalmente entre idosos, como um efeito colateral de “caso isolado”.

Alucinações e sonambulismo também são efeitos citados pela psiquiatra Jaqueline Bifano, que afirma que o medicamento não deve ser prescrito para qualquer paciente. Apesar disso, sendo utilizado de forma correta, a médica afirma que ele é seguro.

“O uso é seguro se respeitado a forma de usar: so usar quando estiver já deitado para dormir e não levantar após o uso”, complementa o psiquiatra Fabricio Lins Medeiros.

Sobre o caso de Joice em específico, Bifano considera que a amnésia e a queda podem estar associadas ao Zolpidem. Isso porque, além do esquecimento, o fármaco também pode causar hipotensão postural, que é uma queda da pressão arterial que ocorre ao levantar-se da posição sentada ou deitada.

No mês passado, Joice disse acreditar ter sofrido um atentado durante a madrugada em seu próprio apartamento. Segundo investigações, a parlamentar não foi agredida, mas sim teria sofrido uma “queda da própria altura” após ingerir medicamentos.

Comissão do Senado aprova projeto que aumenta penas por abuso sexual infantil
Medida visa combater abusos e fortalecer políticas de proteção, obrigando denúncias de omissão sob pena de detenção e multa
22/06/2024 às 08:22
PL deve ter 80 pré-candidaturas a prefeitos e vice-prefeitos nas eleições, diz Rogério Marinho
Presidente do PL no RN, senador licenciado destaca alianças estratégicas em municípios-chave do estado
22/06/2024 às 07:41
Campos Neto é um adversário político e ideológico, diz Lula
Presidente ainda afirmou que, com a saída de Campos Neto do BC em dezembro, as coisas “vão voltar ao normal”
21/06/2024 às 18:41
Giann Oliveira é um dos nomes fortes do PL na disputa para vereador de Natal
Como diferenciais, o pré-candidato aponta determinação, organização, planejamento e conhecimento das dinâmicas públicas
21/06/2024 às 15:32
Carlos Eduardo e Rafael negam definição sobre chapa em Natal
Informação de que o ex-deputado federal seria vice do ex-prefeito foi divulgada na imprensa natalense nesta quinta-feira 20
21/06/2024 às 07:29
Flávio Azevedo recebe moção de congratulações após posse como senador
Deputados estaduais felicitam novo senador pelo compromisso com o Estado e trajetória dedicada ao desenvolvimento
21/06/2024 às 07:23
Moraes arquiva inquérito sobre campanha contra PL das Fake News
Ministro do STF seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República
20/06/2024 às 21:56
Deputada Silvia Waiãpi, acusada fazer harmonização facial com dinheiro público, vai recorrer ao TSE
Mandato da parlamentar foi cassado pelo TRE-AP; caso foi denunciado por assessora
20/06/2024 às 17:28
Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Motorista Exemplar a 27 profissionais
Este ano, 27 profissionais receberam a Comenda, sendo 10 motoristas de transporte escolar, 12 de alternativos e cinco de aplicativos
20/06/2024 às 14:39
Professora Nilda e Kátia Pires têm muita vontade de inovar e dar certo em Parnamirim, defende Agripino
Presidente do União Brasil no RN destaca compromisso das pré-candidatas com as demandas locais e autonomia na decisão do partido
20/06/2024 às 07:56
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.