“Os farmacêuticos não têm paz para trabalhar e as pessoas não têm paz para comprar os remédios. Isso é um absurdo. Muitas vezes, temos a sensação que não vamos voltar pra casa depois de sair”.
A declaração é da presidente do Sindicato de Farmacêuticos do Rio Grande do Norte, Jacira Elvira de Oliveira Bezerra, após o assassinato de André Damásio de Miranda, farmacêutico e gerente de uma farmácia da rede Pague Menos que perdeu a vida durante um assalto, em frente ao seu local de trabalho, no bairro de Lagoa Nova, na tarde de quarta-feira 17.
Jacira lamentou a morte do gerente: “É uma perda muito grande. André era um profissional trabalhador e dedicado, que respirava o trabalho. O sentimento é de solidariedade para com a mulher e os filhos que ele deixou.”
A presidente da SINCOFARN cobrou mais atenção das autoridades: “Fazemos parte de estabelecimentos de saúde que não pararam em nenhum momento, nem mesmo na pandemia. Esperamos que o governo reforce a segurança nas farmácias”.
André foi assassinado na Rua Jairo Tinoco, esquina com a Jaguarari, na lateral da farmácia onde trabalhava. O gerente foi abordado no momento em que voltava do horário de almoço. Câmeras de segurança mostram o momento em que André estaciona o carro e sai do veículo carregando uma caixa. Três criminosos se aproximam e ele é abordado por um deles, que estava armado.
Nas imagens, é possível perceber que André entregou a caixa que estava em suas mãos e tentou sair, mas foi segurado por um dos bandidos. Um dos criminosos atirou e acertou o peito da vítima, que morreu dentro da farmácia antes mesmo da chegada do SAMU. Formado em Farmácia pela UFRN, André deixa a mulher e dois filhos aos 50 anos.
Sem querer ser identificado, um homem contou ao portal Agora RN que foi assaltado pelos criminosos minutos antes deles matarem o gerente: “Eles pediram meus pertences. A chave do carro, o telefone. Eu passei. E eles queriam colocar o rapaz (o gerente) dentro do carro para levar (durante a fuga). Por sua vez, o rapaz tentou sair. Foi quando houve um disparo, e, após o disparo, o gerente fugiu para dentro da loja, e eles (os assaltantes) saíram em fuga com o carro”, relatou.
Segundo pessoas que presenciaram o ato criminoso, apenas um dos bandidos estava armado. No fim da tarde de quarta, o carro levado no latrocínio foi encontrado no bairro de Jardim América, na Zona Oeste de Natal.
Até o fechamento desta edição, os bandidos não haviam sido capturados.