BUSCAR
BUSCAR
20 de novembro
Câmara aprova projeto que cria feriado no Dia da Consciência Negra
Segundo dados da Fundação Cultural Palmares, a data é feriado em apenas seis estados
Redação
01/12/2023 | 08:43

A Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos a 121, o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, um feriado nacional. Houve duas abstenções. Agora, o texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo dados da Fundação Cultural Palmares, a data é feriado em apenas seis estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo), e 1.260 municípios, o que corresponde a somente 29% das cidades do País.

O feriado remonta ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. No Distrito Federal, a data é ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.

Da bancada do Rio Grande do Norte, só dois deputados federais votaram contra: General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL. O restante votou a favor: Benes Leocádio (União Brasil), Fernando Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT), João Maia (PP) e Robinson Faria (PL).

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.