12/07/2020 | 23:52
Após quase quatro meses de portas fechadas, representantes do setor de buffets e recepções apresentaram à Prefeitura do Natal, na semana, um plano de retomada gradual das atividades. De acordo com 25 empresários do setor, a proposta obedece a rígidos protocolos de segurança e está dividida em quatro etapas.
A primeira delas prevê a reabertura das empresas apenas para atendimento de clientes e agendamento de eventos, com visitas e degustações na modalidade “a la carte”, medição de temperatura de clientes e colaboradores, uso obrigatório de máscara, sanitização constante do estabelecimento durante o expediente, disponibilização de álcool em gel e cumprimento das regras de distanciamento social.
A segunda etapa, por sua vez, contemplaria a reabertura dos estabelecimentos para eventos com 50% da capacidade, mantendo as regras sanitárias. Na terceira etapa, a capacidade seria estendida para 70%.
A abertura integral aconteceria somente na quarta e última etapa, quando a população já estiver imunizada contra o novo coronavírus.
Para pleitear a reabertura, a categoria ainda considerou que bares e restaurantes, enquadrados no mesmo padrão de serviço, já retomaram as atividades na capital, sob justificativa de que a pressão por leitos hospitalares em Natal vem caindo gradativamente.
“Passamos quatro meses estudando a melhor maneira de oferecer segurança para os nossos clientes e colaboradores. Estamos seguros acerca do plano elaborado. Consultamos especialistas e nos preparamos para uma retomada absolutamente responsável”, afirma Daniel Duarte, sócio do Fest Joy Buffet, casa de festas em funcionamento há seis anos na capital potiguar.
Na última sexta-feira (10), o grupo de empresários se reuniu com o vereador Kleber Fernandes (PSDB), que se comprometeu a intermediar o pleito junto ao prefeito Álvaro Dias.