BUSCAR
BUSCAR
Repatriação
Brasileiros em Gaza aguardam abertura da fronteira com Egito
Passagem está fechada desde a sexta-feira
Agência Brasil
11/11/2023 | 16:52

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza permanecem neste sábado 11 à espera da abertura da fronteira com o Egito para serem repatriados ao Brasil. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, no mês passado, o grupo aguarda para deixar a zona de conflito.ebcebc

Pelas redes sociais, o palestino-brasileiro Hasan Rabee informou que a passagem entre Rafah e o território egípcio ainda não foi aberta hoje.

De acordo com o embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeias, não há previsão para reabertura da fronteira para passagem dos brasileiros.

Segundo o embaixador, o comboio de ambulâncias que tem prioridade na passagem não consegue deixar o norte de Gaza em direção ao sul da região em função dos bombardeios. Dessa forma, como os veículos não conseguem chegar à fronteira, a passagem permanecerá fechada.

Sobre a inclusão de novos brasileiros na lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, Candeias disse que ainda “não há nada de concreto” e que a prioridade é a retirada do atual grupo.

Na quinta-feira 9, o governo brasileiro confirmou que os brasileiros já estão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira. Contudo, a passagem está fechada desde ontem (10). O impasse estaria em torno da liberação da passagem de ambulâncias para transporte de feridos para o Egito, medida à qual é condicionada a passagem de pessoas.

A autorização é necessária diante do controle fronteiriço que é realizado pelas autoridades do Egito e de Israel. A fronteira é aberta por poucas horas diariamente para permitir a passagem de estrangeiros.

O grupo que espera para voltar ao Brasil é formado por 34 pessoas: 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos familiares de brasileiros. São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.

Desde 18 de outubro, o governo brasileiro mantém uma aeronave da Presidência da República de prontidão em Cairo, no Egito, aguardando o grupo conseguir passar pela fronteira para serem repatriados.

Repatriação

Desde o início da guerra, além dos brasileiros em Gaza, o governo brasileiro retirou mais 33 brasileiros que estavam na Cisjordânia. Eles saíram pela fronteira com a Jordânia, onde embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Brasil.

Os 1,1 mil brasileiros que estavam em Israel foram repatriados em seis voos da FAB.

Fóssil descoberto por criança de 11 anos é do maior réptil marinho conhecido
Pesquisadores acreditam que a criatura, chamada Ichthyotitan severnensis, tinha mais de 25 metros de comprimento
18/04/2024 às 11:48
Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão que pode desabar no mar
O Monte Ruang, de 725 metros de altitude, entrou em erupção pelo menos cinco vezes desde terça-feira, expelindo lava e nuvens de cinzas a milhares de metros de altura, segundo agência de vulcanologia
18/04/2024 às 11:36
Saiba qual foi o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 no Brasil
Para historiadora, houve "contribuição efetiva" norte-americana
15/04/2024 às 07:25
Milei oferece apoio a Musk após acusações e tensões com o STF
O presidente da Argentina, radical da extrema-direita, e o empresário defenderam a liberalização de mercados e a liberdade de expressão sem limites
12/04/2024 às 18:34
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.