BUSCAR
BUSCAR
Música
Artistas alegam discriminação e defendem Dia do Brega no RN
Projeto de Lei de autoria do deputado Ubaldo Fernandes sugere o dia 1º de junho em homenagem a Carlos Alexandre
Eliade Pimentel
28/04/2022 | 10:13

Diz o ditado: quem não chora não mama. E foi exatamente por conta do Dia Nacional do Choro que alguns artistas alegam que também desejam ser homenageados com o Dia Estadual do Brega. Após solicitação da classe artística ao deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), e pelo fato de que o Rio Grande do Norte tem história neste gênero musical, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 445/2021, que está em tramitação na Assembleia Legislativa e deverá ser votado nos próximos dias.

O PL propõe instituir, no calendário oficial do Estado, a data de 1º de junho como o Dia Estadual do Brega. “Buscamos fazer justiça aos tantos amantes desse gênero musical, compositores, intérpretes, músicos e apreciadores. Esse é um dos estilos de maior relevância no Brasil e a definição do dia 1º de junho faz referência a um dos mais emblemáticos nomes do país, o maior artista do gênero que o Rio Grande do Norte já teve, o cantor Carlos Alexandre, que nasceu neste referido dia no ano de 1957, em Várzea”, argumenta Ubaldo.

Segundo ele, uma data como essa pode trazer muitos benefícios para quem vive do brega e pode até ser contemplado, em futuro próximo, com editais públicos para grandes eventos com essa temática. “Essa iniciativa busca ampliar sua relevância para quem vive da música popular no RN e luta pela devida valorização desse estilo musical”, explica.
Além do saudoso Carlos Alexandre, o Rio Grande do Norte tem muitos nomes no estilo musical brega, como é o caso de Fernando Luiz e Bartô Galeno, ambos na ativa, além do filho do autor de Feiticeira e Índia, Carlos Alexandre Júnior. “Como intérprete e herdeiro da música popular do meu pai, também estou junto dos músicos populares e artistas que vivem do brega e defendo a luta em prol dessa causa”.

O cantor Fernando Luiz, quelevou a solicitação a Ubaldo, destacou: “Sou a favor desse projeto e contra o preconceito aos artistas populares”. Bartô Galeno declarou: “sou a favor da criação do Dia pela valorização dos nossos artistas”. Também apoiam a iniciativa os artistas Messias Paraguai, José Orlando e Yrahn Barreto. (Com informações da assessoria do mandato do parlamentar Ubaldo Fernandes).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.