BUSCAR
BUSCAR
De olho em 2022
Álvaro Dias não está descartado para concorrer eleições de 2022, avalia vereador Eriko Jácome
Vereador reeleito este ano para a Câmara, Eriko Jácome analisa que a boa avaliação popular diante da crise sanitária da pandemia na capital deve consolidar a possível candidatura de Álvaro Dias
Redação
17/12/2020 | 06:25

O atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), é um nome que não pode ser descartado para as eleições de 2022, avalia o vereador de Natal Eriko Jácome (MDB). O parlamentar, que também é o presidente do diretório municipal emedebista, analisa que a boa avaliação popular do gestor municipal diante da pandemia deve consolidar uma possível candidatura do tucano para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT) nas urnas.

O vereador avalia que mesmo negando participar do processo eleitoral para o governo do Estado, Álvaro Dias tem plena ciência de que a candidatura está ganhando fôlego ao longo dos últimos meses. O principal sinal disso foi a expressiva vitória no primeiro turno das eleições deste ano – o prefeito foi reeleito com 56,58% dos votos válidos.

“Quem sai de uma campanha, geralmente não pensa na outra. Se ele [Álvaro Dias] continuar a fazer uma boa gestão, tendo a população potiguar verificado como Natal está sendo bem cuidada, acho que isso vai causar um conflito e o nome dele pode aparecer com mais força nas pesquisas. Isso pode mudar a decisão dele de não ser candidato para, desta forma, passar a ser candidato”, considera o vereador Eriko Jácome.

Logo após se reeleger para a prefeitura, no entanto, o tucano negou uma possível candidatura em 2022. Ele confirmou, logo após a vitória, que vai cumprir os quatro anos de mandato. “Vou honrar a confiança da população e cumprirei os quatro anos de mandato, do início até o fim, dando continuidade ao que trabalho já realizado”, disse o prefeito no dia 17 de novembro.

Ainda sobre as eleições de 2022, de acordo com o vereador Eriko Jácome, a governadora Fátima Bezerra terá dificuldades para pleitear a recondução ao cargo. Ele cita os problemas financeiros do Rio Grande do Norte como empecilhos para o fortalecimento da candidatura petista.

Por conta disso, ele avalia que a disputa nas urnas vai atrair um número elevado de candidatos. “Existe o nome do atual prefeito Álvaro Dias, do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do senador Styvenson Valentim, além do próprio MDB, que pode ter candidatura própria, amas é algo muito cedo para definir um cenário para as eleições”, diz.

As eleições de 2022 também deverão modificar o panorama da Câmara Municipal de Natal, avaliou o vereador. Ele cita o que ocorreu em 2018, quando os até então vereadores Natália Bonavides (PT), Eudiane Macedo (Republicanos) e Ubaldo Fernandes (PL) deixaram a Casa para assumir novos mandatos. A primeira assumiu cadeira na Câmara Federal, os outros dois atuam hoje na Assembleia Legislativa do Estado. “Poderemos ter um número de 30% a 40% de vereadores de Natal que sairão candidatos para o Legislativo, seja atual ou federal”.

Reeleição de Paulinho Freire

Eriko avalia que o atual presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire (PSDB), deve continuar no cargo para o próximo biênio. Os 29 vereadores que vão compor a próxima legislatura tomarão posse em 1º de janeiro de 2021. No mesmo dia, logo após a cerimônia de posse, será eleita a Mesa Diretora para os dois próximos anos.

Paulinho Freire é favorito para continuar no cargo porque, até agora, não apareceram possíveis adversários. A maioria dos vereadores eleitos ou reeleitos já manifesta apoio à recondução dele ao cargo.

“Eu acredito que ele deve ser reeleito. Paulinho Freire teve uma gestão que fez história na Câmara. Conseguiu, inclusive, devolver mais de R$ 5 milhões aos cofres do Executivo”, justifica.

Atual vice-presidente da Casa, Eriko revela que não vai praticar da composição da próxima mesa diretora. “Resolvi abdicar de participar do próximo biênio, para que outras pessoas possam trabalhar pela Casa. Eu tenho certeza que fiz o meu papel de trabalhar pela Câmara Municipal. Atuei para manter a harmonia nos trabalhos legislativos. Para o próximo biênio, quero presidir a Comissão de Ética da Câmara”, reforça.

Atuação na Câmara

Eleito com 3.040 votos nas eleições de 16 novembro, o emedebista considera que atuação dele na defesa das bandeiras do segmento evangélico, saúde e das ações relacionadas com o combate da pandemia o ajudaram no sucesso nas urnas.

“Sou um vereador com o trabalho voltado para defender algumas bandeiras, como a do segmento evangélico. Também fui responsável por algumas leis importantes. Uma delas foi a o “Abril Verde”, com um mês inteiramente dedicado à prevenção aos acidentes de trabalho.

Já conseguimos, com isso, reduzir o número de acidentados de trabalho em Natal. Também criei o projeto “Saúde Bucal do nos Bairros”. Levo para todas as regiões de Natal uma equipe odontológica para prestar serviços à população”

Ele cita, ainda, que conseguiu destinar parte das emendas impositivas para o combate da pandemia da Covid-19. “Destinei mais de R$ 100 mil para a compra de cestas básicas”, ressalta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.