O vice-governador Walter Alves participou, na manhã desta terá-feira 7, da inauguração das obras de readequação do Mercado da Agricultura Familiar em Natal, localizado no cruzamento das avenidas Jaguarari com Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova.
O evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Além da entrega da reforma do Mercado, foram assinadas outras ações que beneficiarão o setor Rio Grande do Norte: decreto de criação Programa Estadual de Apoio ao Acesso a Mercados Privados pela Agricultura Familiar; lançamento do edital de Feiras da Agricultura Familiar, para ampliar a oferta de alimentos saudáveis em todo o Rio Grande do Norte; e a entrega de 5 veículos para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF).

Também foi realizada a assinatura dos contratos com cooperativas da agricultura familiar para fornecimento de alimentos para a rede hospitalar estadual; assinatura de oito contratos referentes ao Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); entrega de quatro títulos de terra de um total de 25 que estão sendo emitidos; e a entrega da pauta das mulheres rurais do Nordeste formulada por movimentos sociais.
De acordo com Walter Alves, as ações do Governo do Estado, em consonância com o Governo Federal, mostram a importância do setor para a economia e desenvolvimento social do Rio Grande do Norte. “A agricultura familiar tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do RN. Além de fornecer alimentos frescos e saudáveis, a agricultura familiar contribui para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Importante ressaltar o protagonismo da agricultura familiar na redução da pobreza e na promoção da inclusão social”, disse o vice-governador.
Inauguração
Acompanhada do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a governadora Fátima Bezerra disse que “o dia de hoje traz mais esperança e perspectiva de um futuro melhor para o RN, para o Nordeste e para o Brasil. Recentemente sofremos ataques à direitos civis e muitos retrocessos, inclusive na área voltada ao campo e ao desenvolvimento rural. Mas agora começamos a recuperar a dignidade do nosso povo e este ato de hoje é um exemplo de respeito e de cidadania por que dá melhores condições para os trabalhadores e trabalhadoras do campo a produzir mais e comercializar os frutos do seu trabalho”.
A reforma nas instalações do Mercado da Agricultura Familiar em Natal foi feita em parceria do Governo do RN, através da Sedraf (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e o Sebrae.
O ato de inauguração contou com a presença de secretários de Estado da Agricultura da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará e Piauí, prefeitos, secretários municipais de agricultura, dirigentes da Unicafes Nacional e estadual, Fátima Torres e Neneide Lima, representantes dos trabalhadores rurais representados pela Fetraf, Fetarn, Contag, Movimento Terra Livre, MST, Marcha Mundial das Mulheres, Marcha das Margaridas, do Incra, BNB, Banco do Brasil.
Fátima Bezerra defendeu a adoção de políticas públicas em comum aos estados do Nordeste. Ela é presidente da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e enfatizou que a agricultura familiar é quem produz o alimento que chega à mesa do povo brasileiro.
“Queremos avançar, ampliar conquistas. Aqui no RN temos o Pecafes estadual, que é o programa de compras para merenda escolar, hospitais e vamos ampliar mais. O nosso Pecafes é exemplo para o Brasil e promove inventivo e apoio financeiro ao agricultor. O programa é resultado de políticas integradas para a soberania e segurança alimentar e para o enfrentamento à desigualdade social, onde também se insere a agricultura familiar”, afirmou.
A Governadora acrescentou que “é preciso acessar também outros mercados para desenvolver nosso estado, a região Nordeste e o país”.
O Ministro Paulo Teixeira disse que recebeu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, “a missão de colocar comida de qualidade farta, forte e barata na mesa do brasileiro”. O ministro anunciou um novo plano safra mais abrangente e confirmou a destinação de R$ 500 milhões para compras à agricultura familiar a preços de mercado, R$ 5,5 bilhões para o PNAE e 30% das compras públicas federais à agricultura familiar.
Também compareceram ao ato de inauguração, os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, estaduais, Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Francisco Medeiros, vereadores de Natal, Brisa Bracchi e Herbert Sena, prefeitos e vereadores do interior. E ainda, os secretários de Estado da SAPE, Guilherme Saldanha, de Projetos e Metas de Governo, Virgínia Ferreira, da Sethas, Iris Oliveira, da Saúde, Cipriano Maia, da Comunicação, Daniel Cabral, adjunto da Sedec, Sílvio Torquato, os diretores da Emparn, Rodrigo maranhã e Maria Luíza Tonelli, diretores da Emater, César Oliveira, do Idiarn, Mário Manso, Idema, Leon Aguiar, da FJA, Gilson Matias.