BUSCAR
BUSCAR
Investigação

Abin quis ligar Gilmar e Moraes ao PCC e monitorou promotora, diz investigação

Ex-chefe da Abin é investigado por supostas investigações paralelas
Redação
26/01/2024 | 08:05

A Polícia Federal (PF) encontrou registros de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tentou produzir provas que relacionassem ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e deputados federais de oposição ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

A informação consta em relatório enviado ao STF para pedir buscas em endereços ligados ao deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin, e a outros servidores da agência na Operação Vigilância Aproximada, deflagrada nesta quinta.

Operação contra esquema de espionagem ilegal foi deflagrada ontem pela PF - Foto: ANTÔNIO CRUZ / AGÊNCIA BRASIL
Operação contra esquema de espionagem ilegal foi deflagrada ontem pela PF - Foto: ANTÔNIO CRUZ / AGÊNCIA BRASIL

“As ações apresentaram viés político de grave ordem representando mais um evento de instrumentalização da Agência Brasileira de Inteligência”, defende a PF.

O documento afirma ainda que houve uma tentativa de “criar fato desapegado da realidade” para associar parlamentares e os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF, à organização criminosa. As notícias falsas circularam em grupos bolsonaristas.

Ramagem é investigado porque, segundo a PF, teria autorizado investigações paralelas, sem autorização judicial e sem indícios mínimos de materialidade que justificassem as apurações. Procurado pela reportagem, ele ainda não se manifestou.

A investigação foi aberta depois que a PF descobriu que a Abin usou o software First Mile para espionar adversários políticos de Bolsonaro. A lista inclui o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, governadores e parlamentares de oposição ao ex-presidente, como a ex-deputada Joice Hasselmann, e ministros do Supremo Tribunal Federal. Já o ministro da Educação, Camilo Santana, na época governador do Ceará, teria sido monitorado com drone.

O programa não permite o grampo de mensagens e ligações, mas dá acesso à geolocalização em tempo real e a dados pessoais registrados junto a operadoras de telefonia. A capacidade de monitoramentos simultâneos do programa ainda é investigada. O sistema espião teria sido usado mais de 60 mil vezes pela Abin entre fevereiro de 2019 e abril de 2021, segundo a PF.

Sob Ramagem, Abin agiu para ajudar Jair Renan e Flávio Bolsonaro, indica PF

A Polícia Federal aponta que a Abin foi usada, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), para beneficiar Jair Renan e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente.

A PF afirma que a Abin tentou produzir uma prova a favor de Jair Renan e fez relatórios para a defesa de Flávio. As informações estão no relatório que embasou uma operação ontem contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi diretor da Abin no governo Bolsonaro. Buscas foram realizadas em endereços do deputado. Sete policiais cedidos à Abin foram afastados das funções.

A ajuda a Flávio está ligada ao chamado caso das rachadinhas. Segundo a investigação, um policial federal que estava cedido à Abin produziu pelo menos dois relatórios de inteligência para dar suporte à defesa do senador.

O caso de Jair Renan tem relação com um suposto caso de lobby. O filho do presidente era investigado por supostamente usar sua influência no governo federal em favor de uma empresa de mineração. A Abin teria agido para produzir provas que beneficiariam o filho do presidente.

Polícia Militar evita suicídio no viaduto do Alto de São Manoel em Mossoró/RN
Os policiais foram alertados pelo Copom sobre um indivíduo aparentemente prestes a cometer suicídio, sentado na mureta do viaduto do alto de São Manoel
19/05/2024 às 11:27
Polícia militar captura foragido da justiça em Mossoró/RN
Foi constatado pelos policiais que havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito, referente a crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo
12/05/2024 às 13:26
Wendel Lagartixa é preso após ser pego em abordagem policial com arma ilegal
Ex-PM publicou um vídeo no Instagram, afirmando que seu irmão assumiu a posse da arma, que era ilegal, mas ainda assim, foi detido
11/05/2024 às 11:38
Cacique relata ameaças de morte e Natália aciona ministérios para apurar o caso
Liderança indígena afirmou que dois homens invadiram casa de seu irmão acreditando que cacique morava no local
11/05/2024 às 09:07
Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle, diz PGR
Ronald já cumpre pena por quatro homicídios e ocultação de cadáver. Ele foi um dos chefes da milícia na comunidade da Muzema.
11/05/2024 às 08:56
Polícia Civil prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Tibau do Sul
O sujeito estava sob investigação por agressão física contra sua ex-companheira e por abuso sexual contra sua enteada.
07/05/2024 às 09:27
Homem é preso por posse de drogas no Alecrim
A detenção ocorreu na comunidade da Guarita, próxima da estação ferroviária, no bairro do Alecrim
04/05/2024 às 15:41
Quadrilha é presa na cidade de São Tomé em ação conjunta da 9ª CIPM com a PCRN
As equipes policiais dirigiram-se a uma residência que estava sob investigação e efetuaram a prisão de três homens e uma mulher
04/05/2024 às 14:04
Polícia prende suspeito de homicídio em Macaíba cinco anos após o crime
Conforme as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre facções criminosas
27/04/2024 às 10:09
Guarda municipal é acusado de tentar matar colega dentro da viatura
Polícia Civil conclui inquérito sobre incidente em Macau e indica autor para responder por crime; laudo sobre saúde mental é solicitado
13/04/2024 às 17:40
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.