A partir desta semana, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto para as eleições de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso queiram divulgar na imprensa. O registro deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados e deve ser acompanhado das informações previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Já para pesquisas de consumo interno, que não serão divulgadas, o registro não será necessário.
Nas últimas eleições municipais, em 2020, o Instituto Exatus, do Grupo AGORA RN, realizou 26 pesquisas em municípios diversos do Rio Grande do Norte. Outros institutos que realizaram pesquisas no Estado naquele período foram Brâmane, Agora Sei, Consult, Sensatus, Item Pesquisas, V2 Data e Datamob. Em 2020, foram registradas 59 pesquisas em todo o Estado. O antigo Ibope, hoje Ipec, só fez três, e todas em Natal. A capital foi a cidade que mais teve pesquisas registradas no ano eleitoral, com 25 sondagens. Depois, veio Macaíba com 21. Mossoró teve 16. Apodi 13, Parnamirim 12. Outros foram Caicó e Assú com 8 cada, Parelhas 7, São Gonçalo do Amarante 6, Ceará-Mirim e Touros 5, por exemplo. Outros foram menos que quatro cada.
DUPLA
O prefeito Álvaro Dias só anda agora com sua pré-candidata favorita: Joanna Guerra. A secretária de Planejamento passou as festas de Natal e réveillon colada no seu padrinho político. Ontem, ele chegou com ela e a primeira-dama Amanda Grace no aniversário do pai do vereador Tércio Tinoco (União).
VERANEIO
Os pré-candidatos a prefeito da capital vão relaxar na primeira semana do ano, mas acompanhando todos os bastidores. Natália Bonavides (PT) evitou posts nas redes sociais nas últimas horas. Deve ter viajado com o namorado. General Girão (PL) fez o mesmo que sua adversária. Sem agenda política, evitou fotos. No Condomínio Porto Brasil, onde tem casa de veraneio, Carlos Eduardo Alves (PSD) postou fotos com a família. Paulinho Freire (União Brasil) postou fotos no dia 31 da confraternização com amigos e aliados do presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome, que vai assinar a ficha do PP.
TIO SAM
O vice-governador Walter Alves (MDB) retornará ao Rio grande do Norte na próxima semana. Foi passar a virada do ano com a esposa Carol e os filhos nos Estados Unidos. Curtindo um bom frio, volta para manter o MDB como o maior partido do RN. Walter tem ampliado o partido no interior.
PARNAMIRIM
Nas últimas horas de 2023, o prefeito Rosano Taveira foi à Praia de Pirangi entregar a nova área de lazer e convivência. A praia mais badalada do litoral sul recebeu obra de urbanização e um calçadão com ciclovia, acessibilidade, iluminação e drenagem de avenida. Um investimento de mais de R$ 1 milhão. Estavam presentes no ato os dois nomes mais confiáveis para suceder Taveira: Wolney França e Homero Grec.
UNHA E CUTÍCULA
O deputado estadual Tomba Farias fez questão de receber em sua festa de réveillon no litoral o senador Rogério Marinho e a esposa Leya. A ex-prefeita de Santa Cruz, Dra. Fernanda, esposa de Tomba, fez as vezes. Os dois estarão juntos na oposição ferrenha à governadora Fátima Bezerra na maioria dos municípios.
BASE
O portal Poder 360 publicou ontem que o primeiro ano do presidente Lula (PT) terminou com a base de apoio insatisfeita no Senado Federal. O Planalto conseguiu a aprovação de propostas relevantes na área econômica, mas precisou negociar até a reta final de cada votação. Apesar disso, o Poder 360 apurou que o petista tem o apoio dentro do Senado de 51 dos 81 senadores.
OPOSIÇÃO
Do PL, dos 12 senadores liderados pelo potiguar Rogério Marinho, apenas o carioca Romário votou contrário à bancada bolsonarista. No Podemos, três dos sete senadores também votaram sem alardes no Governo Lula. O potiguar Styverson Valentim foi um deles. Ele segue orientação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que articula votos em troca de recursos extras.,