BUSCAR
BUSCAR
Representação
Ministério Público Eleitoral pede cassação da diplomação de Fátima e Antenor
Ministério Público entrou com pedido no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte; órgão acusa a campanha da petista de conter irregularidades em captação de recursos financeiros
Redação
20/12/2018 | 10:32

O Ministério Público Eleitoral entrou com um pedido para cassação da diplomação de Fátima Bezerra (PT) como governadora eleita e de seu vice, Antenor Roberto (PC do B), bem como a inelegibilidade dos dois. O Ministério Público acusa a campanha da petista de conter irregularidades em captação de recursos financeiros.

O órgão aponta um pagamento de despesas com recursos públicos no valor de R$ 1.900.000,00, junto a uma empresa chamada “Brasil de Todos Comunicação LTDA”. O Ministério afirma que a companhia foi criada apenas três dias antes do primeiro recebimento da parcela deste dinheiro.

O documento diz que as despesas “não estão acompanhadas de provas idôneas suficientes que justificam estes gastos, especialmente quanto à capacidade operacional dessa pessoa jurídica para atender aos múltiplos serviços custeados por grande aporte de recursos públicos”.

O MPE pede ainda a quebra de sigilo bancário da empresa e dos dois sócios dela, Camilo Nobrega Toscano e Roberto de Souza Campos Cosso.

A representação do MPE também elenca outras irregularidades que teriam sido cometidas por Fátima durante sua campanha eleitoral. Dentre elas, a transferência de recursos oriundos do FEFC no valor de R$ 156.365,00 para 25 candidatos do sexo masculino. De acordo com o órgão, os recursos deveriam ser usados na campanha da própria Fátima ou de outras candidatas femininas.

Outras irregularidades apontadas pelo MPE incluem gastos e doações eleitorais feitas em data anterior a da prestação de contas, mas não informados à época; incompatibilidade do patrimônio declarado pela candidata no registro de candidatura, em relação aos recursos próprios aplicados em sua campanha; e omissão de despesas.

O MPE entrou com o pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que o recebeu nesta quinta-feira, 20. Confira na íntegra a representação do Ministério Público.

Atualizado às 11h30 para adição de novas informações

Lula Soares confirma pré-candidatura em Assu: “Aceito a missão de Gustavo”
Luís Eduardo Soares oficializou sua filiação ao Republicanos no último fim de semana com apoio do atual prefeito Gustavo Soares
30/03/2024 às 10:32
Styvenson fará campanha para Paulinho: “Não fiz para mim, mas farei por você”
Senador promete campanha porta a porta e destaca confiança no deputado para liderar a capital
30/03/2024 às 10:17
Roberto Germano lidera rejeição entre pré-candidatos em Caicó
Em primeiro lugar no quesito rejeição aparece o pré-candidato com 31,25% das citações entre o eleitorado consultado pelo Instituto EXATUS
30/03/2024 às 09:10
Ivanildo do Hospital lidera pesquisa para Câmara de Caicó com 15,5% dos votos
Levantamento do Instituto EXATUS mostra atual presidente da Casa na dianteira com margem confortável sobre os demais candidatos
30/03/2024 às 09:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.