BUSCAR
BUSCAR
Educação

Retorno das aulas presenciais só se dará “em ambiente seguro”, diz Fátima

Um decreto estadual de 30 de junho fixa o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada, mas reabertura das escolas dependerá 'da evolução das condições da pandemia' de Covid-19, afirmou a governadora nas redes sociais.
Redação
25/07/2020 | 14:08

O retorno às atividades presenciais das escolas do Rio Grande do Norte só se dará se houver um “ambiente seguro” para a reabertura, o que depende, segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), “da evolução das condições da pandemia” de Covid-19. A declaração foi publicada nas redes sociais da governadora na manhã deste sábado (25). Um decreto estadual de 30 de junho fixa o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada.

De acordo com o post deste sábado, esta retomada obedecerá aos protocolos de biossegurança adotados pelo RN. A continuidade da interrupção das atividades, portanto, não está descartada. “A suspensão das aulas pode ser estendida novamente, consoante a orientação do Comitê Científico, que deverá se reunir novamente na próxima segunda-feira (27)”, diz a publicação.⁣

Retorno das aulas presenciais só se dará “em ambiente seguro”, diz Fátima

Ainda no post, Fátima destacou que grande parte da rede de escolas públicas estaduais do RN promove atividades não-presenciais. “São professores utilizando rádio, TV, internet e material impresso para dar continuidade à aprendizagem dos estudantes”.

View this post on Instagram

Bom dia, meus amigos e minhas amigas.⁣ ⁣ Em que pesem todos os protocolos de biossegurança adotados no Rio Grande do Norte, as escolas só poderão retomar suas atividades presenciais em um ambiente seguro, e isso depende ainda da evolução das condições da pandemia. ⁣ ⁣ A preocupação dos(as) estudantes, pais e professores(as) é mais do que legítima. Nós estamos lidando com vidas!⁣ ⁣ Grande parte da rede de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte está promovendo atividades não-presenciais, atendendo pelo menos àqueles e àquelas que possuem condições de acessar. São professores utilizando rádio, tv, internet e material impresso para dar continuidade a aprendizagem dos estudantes.⁣ ⁣ Embora o decreto estadual nº 29.794, de 30 de junho, fixe o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada das aulas presenciais, não existe ainda a confirmação plena de tal ação. O cenário vigente da pandemia será decisivo para a manutenção da suspensão, assim como ocorreu nos demais decretos.⁣ ⁣ De forma que, a suspensão das aulas pode ser estendida novamente, consoante a orientação do Comitê Científico, que deverá se reunir novamente na próxima segunda-feira.⁣ ⁣ Toda e qualquer decisão do nosso Governo no tocante à pandemia será sempre pautada na ciência e no diálogo. ⁣ ⁣ #RNnaQuarentena⁣ #JuntosContraCovid Foto: Elisa Elsie

A post shared by Fátima Bezerra (@fatimabezerra13) on

Pesquisa Fiocruz

Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que a  volta às aulas presenciais no Rio Grande do Norte representa potencial risco para 212 mil potiguares (6,05% da população). O grupo é formado por idosos e adultos com problemas crônicos de saúde que convivem diariamente com crianças e adolescentes em idade escolar (4 aos 17 anos).

Os pesquisadores relacionaram os dados das crianças em idade escolar e os dados dos grupos populacionais que se encontram nos chamados grupos de risco da Covid-19: adultos (entre 18 e 59 anos) com alguma comorbidade (diabetes, doença do coração ou doença do pulmão) e os idosos (com 60 ou mais anos).

As aulas das redes pública e privada de ensino do estado foram suspensas em 18 de março. Com a aproximação da data de previsão de retomada das atividades letivas, pais de alunos das redes pública e privada de ensino não pretendem mandar os filhos para a escola caso o retorno se concretize.

“A torcida é para que o provável não aconteça. Que, com a reabertura, somada à enorme falta de bom senso da população, nossos números de contágio e morte continuem em queda. Vai ser um verdadeiro milagre”, afirmou a representante comercial Débora Sallem, ao responder a uma enquete do Agora RN realizada com os leitores pelo WhatsApp. Ela acredita que não há “segurança sanitária” para uma volta sem riscos.

Procurada pelo Agora RN, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) disse estar liderando a discussão sobre a retomada das atividades presenciais ao promover debates com entidades e instituições representativas do ensino no estado.

“Todas as redes estão analisando as orientações internacionais e nacionais para providências a serem tomadas, criando condições necessárias, no sentido de organizar as escolas para quando for possível retornar”, informou a Seec em nota.

NOTÍCIAS RELACIONADAS