BUSCAR
BUSCAR
Legislativo
Campanha da Assembleia Legislativa do RN combate violência doméstica
Nos últimos meses, tem aumentado o número de casos de violência doméstica no RN. Alta é resultado da pandemia do novo coronavírus, que provocou o isolamento das pessoas em suas casas
Redação
04/08/2020 | 22:06

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lançará nesta quinta-feira (6), em razão dos 14 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Violência Doméstica: precisamos dar um basta nisso”. O objetivo da ação é combater a violência dentro de casa e conscientizar as pessoas em relação aos danos físicos e psicológicos que as vítimas sofrem.

Nos últimos meses, tem aumentado o número de casos de violência doméstica no RN. O crescimento dos registros é resultado da pandemia do novo coronavírus, que provocou o isolamento das pessoas em suas casas, em quarentena, desde o mês de março. No Rio Grande do Norte, levantamentos apontam aumento de 258% nos casos.

Segundo a Assembleia, 1 em cada 5 mulheres brasileiras já foi espancada pelo companheiro e, em 71% desses casos registrados, a violência ocorre com frequência.

No legislativo potiguar, o tema é um dos mais discutidos entre os deputados estaduais durante as sessões remotas na Assembleia e também o que mais registra solicitações de requerimentos ao governo, como reforço policial, e projetos de lei.

Uma das leis aprovadas no período de pandemia sobre o tema, e que já está em atividade, é a que cria a delegacia virtual para o enfrentamento da violência contra a mulher, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A iniciativa criou um canal virtual de atendimento e registros de denúncias para ampliar o combate à violência doméstica contra as mulheres potiguares. Com a criação de um canal de comunicação via WhatsApp, o dispositivo assegura o recebimento de denúncias, registros de ocorrências, envio de fotos e documentos relativos aos crimes e situações de violência doméstica.

Outra iniciativa é da deputada Eudiane Macedo (Republicanos), que protocolou recentemente projetos que dizem respeito à segurança das mulheres. Um deles proíbe nomeação de agressores no serviço público estadual e o outro reconhece empresas que contratarem mulheres em vulnerabilidade. Segundo o projeto, o selo “Amiga da Mulher” será um reconhecimento a empresas que tiverem em seus quadros de funcionários pelo menos 5% de mulheres que já tenham sido vítimas de violência doméstica.

A Assembleia Legislativa também aprovou um projeto de lei que obriga os condomínios residenciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública sobre casos de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso. Também recebeu aval da Casa proposta que autoriza o projeto “Casa Abrigo” em Natal. As duas matérias são de autoria da deputada Cristiane Dantas (Solidariedade).

Na próxima quinta-feira (6), a campanha será lançada às 9h em uma live com transmissão pela TV Assembleia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comitê da Câmara dos EUA divulgou ao menos 44 decisões sigilosas de Moraes no STF
Despachos foram incluídos no relatório com os códigos de verificação de autenticidade censurados com uma tarja, o que impede a validação da veracidade das peças no STF
18/04/2024 às 18:04
Governo do RN vai ceder tecnologia de gestão de imóveis para Minas Gerais
Código fonte do Sistema de Gestão de Ativos Imobiliários do Governo do RN será cedido para Governo de Minas Gerais em acordo de cooperação
18/04/2024 às 16:42
Câmara aprova criação da Semana do Mutirão do Emprego
Projeto promove cursos, palestras e orientações em relação ao mercado de trabalho
18/04/2024 às 10:37
Farra das Quentinhas: Vereadores de São José de Mipibu denunciam esquema de corrupção em licitações da Prefeitura
Ação na Justiça levanta suspeitas sobre contratos de R$ 10 milhões nas gestões de Arlindo Dantas e Zé Figueiredo
18/04/2024 às 08:50
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.