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Fiscalização
Arsban constata obstrução em rede de saneamento básico em Natal
Procedimento agora é a cobrança do prazo estabelecido e o acompanhamento das atividades da Caern na resolução dos problemas
Redação
23/06/2017 | 14:02

Após denúncias encaminhadas para a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), técnicos realizam na manhã desta sexta-feira, 23, duas fiscalizações para averiguar a situação do esgotamento nos bairros de Ponta Negra e Dix-Sept Rosado.

Na Zona Sul, a fiscalização aconteceu na esquina da Av. Praia de Genipabu com a rua Elias Salém da Silva, próximo ao Shopping Praia Mar. Após abrir os poços de visita, os técnicos constataram que o encanamento da área está comprometido diante da grande quantidade de gordura lançada. A situação talvez esteja associada ao número elevado de restaurantes na região. A gordura com o passar do tempo se petrifica, obstruindo a tubulação e causando extravasamento do esgoto para a via. Na ocasião, a abordagem da população foi constante, relatando diversos transtornos que o esgoto na rua tem causado para o comércio e moradia.

Na Zona Oeste, a segunda fiscalização aconteceu na esquina da Av. Bernardo Vieira com a rua dos Pajeús. No local, os técnicos analisaram a situação e verificaram que a rede também se encontra obstruída. As chuvas recentes dos últimos dias também estão contribuindo para o agravamento da situação, provocado pelo lançamento indevido da água no sistema de esgoto.

O procedimento a partir de agora é a cobrança do prazo estabelecido e o acompanhamento das atividades da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na resolução dos problemas, além da abertura de relatórios que serão encaminhados para a companhia.

A Arsban orienta a população que siga exatamente os procedimentos para denúncia. Ao ter conhecimento de problemas relacionados a água e esgoto, o primeiro passo é informar a Caern através do disque 115. Neste momento a companhia informa um prazo para solucionar o problema e um código de protocolo. É de extrema importância que o cidadão guarde esse código e acompanhe a data apresentada. Se a situação não for resolvida dentro do prazo estabelecido, o usuário deve ligar para a ouvidoria da Arsban através do número 0800.281.5613, portando o número do protocolo para que os agentes de saneamento possam cobrar resolução imediata.

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