07/05/2020 | 17:16
O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) fará uma reunião nesta sexta-feira (8) pela manhã para decidir se irá paralisar os ônibus em Natal.
Também estava marcada nesta quinta-feira (7) uma rodada de negociações com o prefeito de Natal Álvaro Dias, o Sintro e as empresas de ônibus, mas o encontro foi adiado para a próxima semana.
“Queremos que as empresa reconheçam a data-base, ficando para quando terminar a pandemia negociar sem retroativo”, disse o diretor de imprensa e divulgação do Sintro, Rubens Pereira.
Na segunda-feira (4), o Sintro realizou um protesto, onde os ônibus bloquearam as avenidas Rio Branco e Ulisses Caldas, nas proximidades da sede da Prefeitura, para pedir uma reunião com o prefeito Álvaro Dias. O grupo exigiu a garantia da data-base para a categoria e o fim das demissões de trabalhadores no setor.
Além da paralisação no Centro de Natal, os rodoviários também bloquearam outro trecho da Avenida Rio Branco, em frente à sede do Sintro, impedindo o fluxo do tráfego entre o Alecrim e a Cidade Alta. Após reunião com o prefeito, que terminou no início da tarde, o transporte público voltou a funcionar.
O Sintro reclama que as empresas de ônibus não querem cumprir com data-base. Os trabalhadores também querem a garantia de benefícios como vale-alimentação e passe livre. Além disso, com o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 400 trabalhadores do setor foram demitidos desde março. O Sindicato quer o fim das demissões.
Ainda de acordo com o Sintro, caso não haja acordo na reunião, os trabalhadores do sistema público de transporte irão paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (8).