BUSCAR
BUSCAR
Evento
Seminário discutirá segurança pública e cidadania no RN
Projeto “Motores do Desenvolvimento” é realizado pela UFRN em conjunto com parceiros e promove debates sobre assuntos que estão relacionados ao crescimento do Estado
Redação
30/06/2017 | 11:46

A próxima edição dos seminários Motores do Desenvolvimento do RN, segunda-feira, 03, terá como tema “Segurança Pública e Cidadania”. O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Ricardo Balestreri; o professor José Luiz Ratton, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Edmilson Lopes Júnior, pesquisador da temática violência social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estarão entre os palestrantes, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.

O “Motores do Desenvolvimento” é um projeto realizado em uma parceria da UFRN, jornal Tribuna do Norte, Sistema FIERN, Fecomércio e RG Salamanca Investments, com seminários que promovem debates sobre assuntos que estão relacionados com o crescimento do Estado.

A edição desta segunda-feira marca os 10 anos do projeto, que já teve temas como educação, mobilidade urbana, saúde, tecnologia, meio ambiente, inovação e desenvolvimento sustentável.

Além do governador Robinson Farias e da anfitriã da edição, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, vários convidados da UFPE, do Ministério Público e da área de Segurança Pública do Governo de Goiás estarão entre os presentes e participantes para debater o tema com especialistas e pesquisadores da UFRN, empresários, autoridades e demais interessados.

A reitora será a mediadora do primeiro painel, que vai tratar da “Segurança Pública e Cidadania”. O segundo painel, “Estudos e Experiências em Segurança Pública e Cidadania na UFRN”, será mediado pela secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

Entre os debatedores, estará o especialista o professor, historiador gaúcho e ex-secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri. Ele está à frente da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás desde fevereiro deste ano. Aos 58 anos, dos quais mais da metade envolvido em experiências na área de segurança pública, ele tem teses sobre direitos humanos dos policiais e defende reformas profundas no sistema prisional brasileiro.

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS) da UFPE, José Luiz Ratton também será palestrante desta edição do “Motores”. Ele é um dos idealizadores do Pacto pela Vida (PPV), lançado em 2007, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Essa política de segurança pública alcançou êxito, uma vez que reduziu a quantidade de homicídios no Estado pernambucano. Crítico do sistema de Segurança, o professor de Sociologia na UFPE, se dedica aos estudos sociológicos do crime e da violência.

Serviço:

Motores do Desenvolvimento do RN
Tema: A Segurança Pública e a Cidadania
Data: segunda-feira, 03 de julho de 2017
Local: Auditório Albano Franco – Casa da Indústria
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova Natal/ RN
Horário: 8h às 12h30

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.