BUSCAR
BUSCAR
Ruraltur 2017
Roteiros potiguares são destaques na 13ª Feira de Turismo Rural em Gravatá
Edição da feira começa nesta terça-feira (28) e vai até o dia 30, no Agreste Pernambucano. O objetivo do evento é fomentar os negócios ligados ao turismo rural
Agência Sebrae
28/11/2017 | 18:12

Uma comitiva de 20 empresários do trade turístico do Rio Grande do Norte está em Gravatá (PE), cidade que fica a 85 quilômetros de Recife, participando da 13ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur). A feira começa na tarde desta terça-feira (28) e está sendo realizada no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste pernambucano. Formada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a caravana empresarial, composta por empreeendedores de várias regiões, está apresentando as potencialidades roteiros potiguares.

O objetivo da Ruraltur, que prossegue até o dia 30, é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos. De acordo com o gestor do projeto setorial de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, são destaques no evento os roteiros do Seridó, do Sertão para o Mar, Caminhos de Pium, Paraísos do Agreste, Rota da Fé, e Vale do Açu, além dos Territórios Criativos, Vila de Ponta Negra e Rocas.

A Ruraltur é considerada a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do país e visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores. Na sua 13ª edição, a feira tem como tema o Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa, com a valorização dos elementos e referenciais do campo. O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações: feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine – Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários e mostras culturais.

A intenção do Sebrae com a 13ª edição da Ruraltur é gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva do Turismo Rural da região Nordeste, conectando as diferentes matrizes culturais locais e regionais.
Evento nacional e itinerante do Sebrae, a Ruraltur nasceu na Paraíba e já foi realizada no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados.

Nesta edição, em Pernambuco, a parceria com a Apeturr tem buscando aprimorar a gestão, a inovação, a competitividade e a aproximação entre os setores do governo e do mercado, possibilitando a ampliação do turismo rural e a divulgação das riquezas presentes no campo.

A Organização Mundial do Turismo estima que 3% dos turistas escolhem viajar para o campo. Setor que cresce 6% ao ano, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (IDESTUR), o segmento desponta com grande potencial econômico e de investimento para os próximos anos. No Brasil, os equipamentos turísticos regionais e seus empreendedores compõem um diferencial competitivo que soma aproximadamente 15 mil propriedades abertas à prática do turismo. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo.

O Nordeste se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos. A base da atividade na região está fundamentada nos atrativos de natureza e riqueza histórica, nas fazendas e casarios rurais, nas manifestações e tradições culturais, paisagens, vegetação, artesanato, gastronomia e culto às referencias populares.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.