BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Publicitário que passou quase 10 anos preso em Alcaçuz receberá título de Cidadão Natalense
Título de Cidadão Natalense será entregue ao publicitário no dia 3 de dezembro
Junior Lins / Agora RN
13/11/2019 | 10:28

O publicitário e escritor paulista que passou quase 11 anos preso por tráfico de drogas em Alcaçuz e no Presídio Federal de Mossoró receberá, no dia 3 de dezembro, o título de Cidadão Natalense. Newton Albuquerque, de 44 anos, sobreviveu ao “Massacre de Alcaçuz”, ocorrido em janeiro de 2017, quando 26 detentos foram assassinados durante uma rebelião envolvendo facções criminosas rivais.

Autor do livro “A escolha errada”, o escritor já distribuiu 1.000 exemplares apenas em presídios do estado, além de também dar palestras para os internos.

Para Newton, a homenagem foi uma surpresa. Ele conta a importância de tal reconhecimento a partir da sua história, como exemplo de que pessoas em situação de cárcere podem mudar o rumo de suas vidas.

“Eu não esperava, isto foi uma surpresa e me emocionei bastante. Mostra que estou sendo reconhecido. Um cara que saiu de Alcaçuz e sofreu bastante. Fui perseguido, muita gente tem preconceito comigo até hoje. Mas, mostro que é possível romper barreiras e quebrar paradigmas”, contou.

Preso em 2008 na praia de Genipabu, quando transportava mais de 300 quilos de drogas de São Paulo para o Nordeste, Newton passou 1 ano na Penitenciária Federal de Mossoró e 9 em Alcaçuz, de onde saiu para o regime semiaberto em 2018. Atualmente, ele usa tornozeleira eletrônica.

Ainda na prisão, Newton Albuquerque começou a escrever suas primeiras obras, todas feitas a mão, até serem reescritas em um notebook, que recebeu de presente de um juiz. De todas, “A escolha errada” foi a única publicada até o momento e já está na sua quinta edição, com duas mil cópias em circulação.

Mas os livros do ex-detento não param por aí. Ele ainda pretende lançar pelo menos mais quatro, todos também escritos enquanto ainda estava preso em Alcaçuz, maior unidade prisional do RN.

Newton pretende em 2020 focar suas palestras para escolas, com direcionamento para o público mais jovem, para passar a experiência da sua “escolha errada”, tendo em vista que ela não seja repetida por outras pessoas.

O propositor da homenagem é o vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), que conheceu Newton e sua história em um curso para palestrantes.

IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.